Sondagem manhosa


Bom dia, a plataforma do CM pediu para comentar uma sondagem que saiu no JM. Meu rico tempo de sono perdido. Não vou comentar de forma detalhada, porque esta sondagem não é um trabalho sério, é mais uma chafurdice do JM, que até pode dar certo como da outra vez, o que foi uma casualidade. Vamos esperar pelo DN que, mesmo tendo falhado nas últimas autárquicas, tem uma base muito mais sólida e séria, mesmo depois de mudarem de empresa de sondagens.

Ficam as minhas considerações "desportivas" e não análise:

A sondagem do JM tem uma ficha técnica para amadores, justamente para omitir muito pormenor para não deixar fazer contas. Uma amostragem muito curta, margem de erro naturalmente elevada, mencionar só 400 entrevistas para um total de 11 concelhos (apesar de um círculo eleitoral e as nuances de cada um) e dizer que legitima a sondagem(?), com uma taxa de resposta de 62,7%, não é um trabalho sério e omite informação importante.

Mesmo com a margem de avanço da direita (opções de coligação), o PSD e CDS juntos tanto têm maioria absoluta como podem nem chegar lá com 25% de indecisos. Por contas empíricas, na pior das hipóteses para o poder, pode nem chegar com Chega e IL junto com a coligação PSD/CDS. Mas isto é tudo hipóteses.

Quando dizem que o PSD baixou 7,22%, comparando a sondagem com os votos reais nas Regionais de 2019, esquecem de dizer que o PS baixou o dobro, 14.76%. 24 a 25% de indecisos e depois considerá-los da área do PSD/CDS, quando o PSD baixou 7,22% e o PS 14,76% é um ato de fé. Atendendo ao medo que os madeirenses têm deste regime.

Deixa andar.

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira