Pedofilia? Investigue-se também na Madeira. E AJJ sabia?


Excerto do livro “Eu e os políticos” de José António Saraiva.

Quem me dera voltar à inocência,
Das coisas brutas, sãs e inanimadas,
Despir o vão orgulho, a incoerência:
- Mantos rotos de estátuas mutiladas.
Florbela Espanca

A Igreja católica foi acusada de abrigar pedófilos. A igreja católica portuguesa, porque o assunto, ESTE ASSUNTO, não deve e pode ser escondido criou uma comissão independente para analisar casos destes onde membros da igreja, NÃO A IGREJA, não confundir, possam ter abusado de quem inocentemente esperava outra forma de estar de quem usou um poder “benéfico” para praticar a maldade.

Membros da igreja, não são a igreja. Como não se pode confundir o Islão, por quem deitou as torres gémeas abaixo, ou chacinou jornalistas no Charlie Hebdo.  
Não confundamos a nuvem por Juno.

Quem o fez, foi um patife, um cobarde, é um miserável. Devia ser preso e as chaves da cela deitadas fora. 
Mas se a Igreja Católica fez o que fez (em baixo junto o relatório final da comissão independente para download ) , o que fizeram as autoridades regionais sobre a pedofilia nesta região ? Se o GR (atual e anterior ) não é autoridade judiciária, não é policia, não pode passar ao lado do que foi falado e abafado em 1998, anos anteriores e posteriores.

Figura 1 - AJJ na RTP-M diz que a igreja teve a "cóóóóó´ragem" de fazer o que fez e não tem culpa que uma "série de malandros" ... fizessem o que fizeram. Mas AJJ não teve "cóóóóóóragem" de querer saber.


Em março de 1998, o jornal "Expresso" noticiou que a Polícia Judiciária (PJ) estava a investigar alegações de pedofilia envolvendo políticos e autoridades do governo da Madeira. As alegações foram feitas por jovens que alegaram ter sido vítimas de abuso sexual quando eram menores de idade.

A investigação concentrava-se num grupo de homens, incluindo alguns políticos, que supostamente abusaram sexualmente de jovens em troca de favores e influência política. Esta investigação, também teria descoberto que alguns dos jovens foram levados para outras partes do país e para o exterior para participar em festas e encontros com esses (e outros ) homens.

Uma investigação onde estes atos de pedofilia, eram muitas vezes, talvez deliberadamente, confundidos com práticas gay.

Era esta, na altura, a composição do GR:

Figura 2 - fonte Wikipédia

Mas todos temos e ouvimos “estórias”

Quem era a pessoa que num Peugeot 304 de côr verde escura ia ao cais, na altura podia entrar-se lá, buscar miúdos para levar para casas de pessoas do regime segundo era expresso ? Pessoa esta que é familiar, sogro, de um atual membro do atual GR?

Quem era o turista inglês de idade, cabelo branco, que jantava no Madeira Palace com miúdos de Câmara de Lobos? Que recebeu um louvor do GR, proposto por JC Abreu,  depois de entregar aos bombeiros da Ribeira Brava ambulância(s) ? Que por acaso até se dava muito bem com um membro do GR ?

Quem é que era visto muitas vezes na Rib. Brava com miúdos à volta? Quem era o cónego da igreja que também brincava com gente miúda e era visita de casa do primeiro? Quem era o assessor de AJJ que era visita de ambas as casas? Quem era que em S. Vicente, como hoje, promove festas “fora de horas” e exóticas ?

Quem era o Garcês, que construiu casa em Porto Santo, em área proibida, onde se abusava das crianças e eram feitos filmes? Este Garcês foi preso, julgado e condenado. Mas quem frequentava esta casa que trabalhava no GR? Quem é que fez “cunha” para a tal casa ter sido construída em zona proibida? 

Figura 3 - como hoje. Nada parece mudar e nomes "graúdos" se ouvirem.

Quem era o barman do hotel Vila Ramos que no Caniço juntava gente graúda com as gentes miúdas arrebatadas um pouco por toda a ilha?

Quinta do L…., dizem, onde um professor de música abusava de miúdos deficientes e era compadre de um “graúdo” do regime e homem de casa de outro?

Porque é que o Dr. AJJ saneou os professores que escolheram para as aulas de história/geografia aquele manual onde numa foto de crianças de Câmara de Lobos a legenda dizia: “aqui onde se perde tão depressa a inocência”?

O Sr. X, o Sr. Y e a Sra. Z, em tempos pediram-me que os ajudasse porque queriam falar destes anos de fogo (que se mantêm, acredito) na Madeira. Abordei o ps-M e a JPP. Se do primeiro, deputado Iglesias, ainda espero resposta, dos segundos mandaram-me (também a X, Y e Z ) falar com a policia. Quem tem medo de tocar neste assunto?

O deputado Iglésias recentemente verberou, “Carta aberta a D. Nuno Brás” (Carta Aberta a D. Nuno Brás - DNOTICIAS.PT link) , a Igreja madeirense (que tem muitas culpas no seu cartório), mas com esta possibilidade que lhe dei calou-se, nada fez. De que tem medo? De também no ps-M isto ter acontecido? Ou “isto” não ser suficientemente importante ? para um deputado na ALRM?

Um deles, X, Y ou Z, disse-me, foi abusado por um “graúdo” do regime. X e Z disseram-me que era frequente gente do “governo” abusar deles na casa de padres ou própria com amigos (ou de amigos). Que “isto” era um segredo de polichinelo.

E se for assim, o que é que D. Teodoro sabia? e o bispo que lhe sucedeu? e já agora o Dr. João Jardim? Quem tentavam esconder? Quem é que ainda hoje, no atual regime (governo e oposição ) não se quer debruçar sobre estes crimes e pedir que, tal como fez a igreja católica, uma comissão independente analise e investigue estes fatos? Quem tem medo?

Porque a suspeição é um crime. Sobretudo para quem é o suspeito disto e sem uma investigação séria continua, continuará e morrerá com esta espada de Damôcles em cima da sua garganta? A honorabilidade conta. Ou será que se pensa que o tempo tudo varre?

Sobre o Expresso, o governo na altura colocou o jornal em tribunal e pediu 500.000 de escudos por cada membro do GR a titulo de indemnização. O resultado, depois de tempo passar-se, foi um acordo e o Expresso não pagou.

Figura 4 - o resultado da ação interposta pelo GR. A negrito as conclusões do juiz.

“Até Amanhã Mário” estreia na Madeira – RTP Arquivos: Mário, um miúdo que vive de pedir esmolas no paraíso da ilha da Madeira. Um dia da sua vida, da manhã à noite. Um filme que aborda esta temática, este segredo de todos. Que a madeira foi uma região, é talvez, onde o turismo sexual fez-se (faz-se). 

Figura 5 - palavras para quê?

Nada fazendo na RAM sobre este assunto ensurdecedor, passados muito ou poucos anos, porque é óbvio que algo se passou aqui nesta região, culpados têm de ser presos e os inocentes e a honorabilidade das pessoas não pode ser colocado em causa. Mas se tal nada se fizer, resta-me deixar as palavras de Rochefocauld, “Falta muito para que a inocência tenha tanta proteção como o crime”. 


Luís Matos

Paulo De Carvalho: "Os meninos de Huambo"

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira