A sondagem pírrica.

 

B oa noite, uma leitura antes de sabermos amanhã o que vai dizer a sondagem do DN-M, sobre o sim ou o não de PSD e CDS irem juntos nas Regionais de 2023. Quem acompanha a política da terrinha e conhece a natureza do PSD-M e dos seus militantes, a resposta ou vontade é claramente não! Não querem ir juntos com o CDS-M em coligação. Acham que mais vale cada um saber quanto vale para depois discutir lugares e os tachos ... ou não! O que o PSD deseja é ter a "sobremesa" toda para si, gente para empregar é o que não falta. Fazer as listas de deputados com o CDS é um calvário! Por esta razão, há muito que conscientes ou não, quase todos os militantes do PSD colocam o CDS à roda do prato. No entanto, quem vai dar a cara nas eleições é Miguel Albuquerque e a verdade é que o PSD do "quero, mando e pode", está decadente:

  • 2019: 39,42% 56.448 votos 21 deputados
  • 2015: 44,35% 56.569 votos 24 deputados
  • 2011: 48,56% 71.556 votos 25 deputados
  • 2007: 64,20% 90.339 votos 33 deputados

Findo o efeito Cafôfo e com Sérgio Gonçalves que não se diferencia na abordagem à grande maleita dos DDT, monopólios e oligarcas, parece que o PSD acha que pode ir só. Acredita que com tanta gente comprada e ajoelhada que a hecatombe é do lado do PS-M. Até porque o PSD não se sente atingido por este PS mas por outros atores da democracia.

Quero fazer um reparo ao que se sabe para já da sondagem do DN-M, parece que não houve perdão para a falha nas "previsões" das sondagens anteriores, comparativamente ao JM. A Eurosondagem foi substituída pela Aximagem. Outra observação, 601 entrevistas validadas (link) é um número para um concelho maior na Madeira, assim tipo Santa Cruz (um exemplo, Santa Cruz com 718), não para toda a ilha. Pode ser da timidez ou do medo do madeirense. Para uma sondagem/estudo e opinião num universo de 200 mil eleitores, a amostra aceitável seria acima das 5 mil entrevistas validadas, mas naturalmente aumenta o orçamento e ninguém sabe as verdadeiras intenções. Há muita maneira de ser correto e dar o resultado de um "Estudo de Impacto Ambiental das Ginjas", mas respeito o trabalho.

A larga maioria dos madeirenses esperam pelo jogo para afastar o CDS ou colocá-lo no lugar. Será com esta sondagem? 601 entrevistas servem para lançar confusão, meia verdade serve. Dizem que o PSD até já tem pessoa para o lugar do Zé Manel, é só vê-lo a ter pachorra para escrever q.b., até parece a Gesba e o negócio das bananas, os outros que trabalhem ...

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 7 de Novembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Adere ao grupo Opina Madeira no Whatsapp: link