O vulcão de Cumbre Vieja já é problema para a Madeira?


A ntes de dizer o que tenho para dizer, quero elogiar o Correio da Madeira porque, não sei há quantos anos vocês existem, conheço-vos a sensivelmente dois e vocês tem um misto de verdades ditas com coração, explicam, para além de um humor natural, quem o escreve tem o dom de ter graça, nada é forçado. Vocês, e isto não é fácil de se conseguir, acabam por reunir (pressuponho) aquela malta que sabe de facto das coisas, domina e, como talvez não seja reconhecida, ou não seja do poder, vem para as vossas páginas e despeja as coisas como elas são. Se os madeirenses tiverem juízo e vocês souberem moderar o projecto, tem muito potencial.

Só agora vou dizer ao que venho. Temos um grave problema na Comunicação Social da Madeira, está condicionada a informar e tem demasiados sabujos a servir o poder, depois só pode dar um produto surrealista. Dou um exemplo, no Correio da Madeira, há coisa de duas semanas, as pessoas publicaram textos sobre o Cumbre Vieja (e não como o "Cumpre Vieja" como saiu no JM, vê-se que são letrados em política mas não em castelhano). A larga maioria leu e partilhou, eu vi. Mas apareceram uns indivíduos jocosos, e juro-vos que me passou pela cabeça serem perfis falsos de jornalistas, porque havia um sentimento de impotência de não poderem dar as coisas como são e um blogue estar a substituí-los. Na altura e para eles, o vulcão era coisa remota, nunca juntaram A com B. A teoria do tsunami era coisa de cientistas tolos, um exagero. Invocaram um estudioso que me parecia a soldo, que não pode afirmar categoricamente que outros que estão no terreno, tiram ilações e depois estudos que são uns idiotas. Ainda para mais porque há registos e semelhanças no Hawaii com La Palma. Claro que tudo depende do vulcão que temos em presença. Um vulcão pode sim senhor abrir fenda e despachar uma boa vertente para o mar. Se o magma passa por interrupções na crosta, para concretizar a erupção, e se são vários os locais que com o evoluir se tornaram um, então podemos sim abrir fenda numa vasta área. Basta pensar nisto ...

Hoje, muitos pegaram de empurrão. A notícia é fantástica para pageviews com os omissores de notícias aflitos. As cinzas já são problema para o IPMA, a potencial fenda já é problema e estão estudiosos no terreno, a aviação já está condicionada na zona e imagine-se ... o ferry do Armas oferece transporte para os habitantes da ilha. Nós somos Povo Superior.

Um vulcão é algo poderoso, mais ou menos, só a estupidez é que pode gozar. Eu nunca me esqueço de Alberto João Jardim a gozar do Vulcão impronunciável da Islândia, aqui há uns anos. Achava que estava muito longe e não chegava à Madeira, que não precisávamos de nos preocupar. Como alguns só vêem para o perto, dias depois os voos da Europa ficaram todos no chão e uma boa parte não veio para a Madeira. Até nos antípodas o vulcão da Islândia teve influência. Antes da Covid-19 foi o evento que pôs os aviões no chão. Aí jardim percebeu alguma coisa. Creio que gozar e refutar tsunamis, de qualquer tamanho ou não pensar que as cinzas colocam aviões no chão só para acéfalos que não alcançam e escondem-se no piropo. O IPMA já avisou por causa das cinzas, agora com certeza há silêncio nos sabichões. Mas para aqueles que dizem categoricamente que não pode haver tsunami, aconselho-os a ver de novo o simples vídeo que envio para perceber que vários pontos a sair magma com os impulsos do mesmo para sair sob pressão podem fazer o trabalho desse homenzinho com essa rocha.

Um conselho a leitores e autores, vão escrevendo e lendo, deixem para trás aqueles que tudo vêem como política. A comunicação social está longe das notícias mas perto do show mediático quando irremediavelmente tem que dar. Eu lembro que o nosso IPMA, quando foi para dar o alerta vermelho na Madeira de chuva no 20 de fevereiro, andava à procura de um governante com autoridade para colocar cá fora. Isto não pode acontecer! Todos fazem política. E podem desmentir o que quiserem. As instituições têm que ser independentes e actuantes, senão isto é um bordel sem jeito!

Obrigado CM por dar a palavra a todos!

Já repararam bem na ilha de La Palma vista de cima? A norte um grande vulcão que se desenvolveu (potencia), com o tempo, uma vertente cedeu, para sul. O lado fraco onde está Cumbre Vieja.


Ontem, no telejornal das 19 horas da RTP-M, quando todas as TV's nacionais abriam com o vulcão de La Palma, este abriu com a derrota do Nacional. Diz tudo! A Madeira, a região do país mais próxima, é a mais desimportada. Viva a campanha do Calado.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira