Ferry e seus acólitos

" Que ao passar um navio,
Fica o mar sempre igual,
Ao passar uma vida,
Fica o sonho sempre igual."

A música dos Delfins, faz-me lembrar certa promessa eleitoral de Miguel Albuquerque em 2015, mais concretamente a proposta de ligação ferry Madeira - Continente português. O facto é que essa proposta nunca foi realmente uma vontade do Governo PSD, sabido que a mesma dava de frente com os interesses instalados do grupo Sousa na região. 

Passados nove anos, vemos efetivamente que Miguel Albuquerque e seu governo abandonou a ideia de tentar uma vez mais enganar os madeirenses com a mesma mesma promessa, porque sabe que a mentira é tão descarada que já não cola.

A verdade é que o mesmo já não se pode dizer dos partidos da oposição, ou seja, vemos repentinamente vários partidos a utilizar a referida promessa para propaganda enganosa, sim enganosa, porque é mais do mesmo que foi nas eleições anteriores. 

Um exemplo é o PS, que propõe, através do seu principal candidato Cafôfo, lançar um concurso internacional para a ligação ferry entre a Madeira e Portugal continental, caso seja eleito presidente do governo regional. No entanto, isso parece ser apenas uma repetição da estratégia de Albuquerque em 2019, onde o resultado provável seria favorecer interesses monopolistas locais, como o grupo Sousa, em troca de apoio político e espaço nos meios de comunicação controlados pelo mesmo grupo. Esta abordagem parece desrespeitar a inteligência dos eleitores.

Começando pelo maior partido da oposição PS (qualquer dia será ultrapassado pelo JPP, se estes também não andarem sempre com a história que têm medo de crescer), o partido socialista, na voz do seu principal candidato, Cafôfo ou Pepsodent ou careca, propõe para este tema do ferry, caso seja eleito presidente do governo regional, o lançamento do concurso internacional da ligação ferry da madeira ao continente português. ora para espanto de muitos daqueles que defendem esta mesma ligação, o senhor Cafôfo nada mais está a fazer, do que usar um modus operandi de Miguel Albuquerque em 2019, ou seja, vamos lançar um concurso internacional e se a coisa correr como correu  anteriormente para o PSD, o senhor Sousa, proprietário do Diário de Noticias e Jornal da Madeira, monopolista dos transportes de carga para a Madeira, ficará protegido e assim  PS poderá contar com um espaço no DN e JM. É caso para dizer que Cafôfo pensa que as pessoas andam a comer gelados com a testa, ou então o homem acha que o iluminado Iglesias é realmente o verdadeiro estratega que o ajudará a ser presidente do governo regional. 

Em 2019, foram tantos os avisos a Paulo Cafôfo e ao seu partido, nomeadamente quando prometia um ferry para a Madeira, nem que tivesse de pagar 12 milhões de euros anuais, quantia essa que já tinha sido apurada anteriormente pelo proprietário do grupo Sousa,  o senhor Luís Miguel de Sousa, ora entregar 12 milhões de euros ao oligarca Sousa, foi só o primeiro tiro no pé de Paulo Cafofo, mesmo assim, o homem ainda não é capaz de admitir o erro, continuando a bater na mesma tecla, ou seja, fazendo sempre de forma a proteger os monopólios da Madeira e em especial este grupo.

Passando para outro partido que se diz da oposição a IL, ou iniciativa Liberal, ou partido do camelo e do bola como é carinhosamente conhecido (outro vendido), vemos que também defendem a ligação ferry, ou pelo menos fazem que defendem, pois entra em contra natura, sabendo que se dizem liberais e agora defendem um projecto que efectivamente tem que ter mão do estado na fase inicial do projecto.

Bloco de Esquerda, não fosse terem voltado a incluir o Roberto Almada, desapareciam. Aqui, não há muito mais a acrescentar, pois como sabemos sempre defenderam a ligação ferry mas sempre sem levantar grande poeira  "...temos que incluir no programa a ver se rende uns votos e assim calam-se algumas vozes".

(...)

Por falar em Chega, só quero referir que estes senhores não merecem qualquer menção, pois não são dignos de qualquer palavra ou até mesmo insulto.... uiii arrepios que me dá só de escrever chega.

Outros que se dizem também da oposição, são os miúdos e os graúdos do PAN, que defendem agora a ligação ferry com unhas e dentes. Traidores, aquando da sua participação no governo PSD/CDS nunca se lembraram de exigir tal ligação.

Finalmente, falo do JPP, talvez o partido que a mim mais me encanta, ou desencanta também, não fosse toda aquela escandaleira para colocar o Filipe num tacho, pois como sabemos está em final de mandato sem renovação possível. Este pequeno partido, ou partido municipal, porque é assim que se têm comportado, não fosse esta a mentalidade já seriam com certeza o maior partido da oposição. É hora de arriscar mais, o JPP é aquele que tem a melhor proposta para a ligação ferry e o partido que defende o ferry desde a sua constituição como partido, é um exemplo de luta e de coragem para qualquer outro partido, porque não se deixa comprar nem intimidar pelos grande grupos económicos. Mas chegou á altura de mostrar que o partido é mais que a soma de dois irmãos, tem que mostrar que está à altura de ser o líder da oposição, tem de mostrar quadros e pessoas da sociedade civil que não passe unicamente por um grupinho de escuteiros. O JPP, uma solução para o ferry, segundo o que se diz, o projecto passaria por uma negociação entre os dois governos regionais da madeira e das Canárias, criando uma parceria com os ferry's ao serviços das canárias. Aqui a única critica em relação ao JPP é que o Ferry é um assunto que merece outdoors convincentes e menos pessoais!


Nota do CM: autor, seu texto demorou mais a sair porque estivemos a averiguar uma informação, o resultado é que ela não estava correta. E lembre-se uma acusação precisa de suporte. Se não estivermos certos, envie por favor um comprovativo do que diz que não temos qualquer problema de assumir o erro. Agradecidos, volte sempre.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 28 de abril de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira