LIDL e demolição do edifício secular ex FAOJ, Pedro Calado entala-se em dualidades.


V ai correndo pela surdina da ilha que Pedro Calado e Jardim estão a cozinhar a "vingança" por Miguel Albuquerque ter deposto o "Rei Eterno" do poder, como sempre, quebrando pelo interior da "besta". A receita repete-se, Calado + Jardim já por diversas vezes tentaram esvaziar Albuquerque de poder ou desviá-lo para outras candidaturas, situação que este último tem sabido gerir com mestria para a sua sobrevivência política. Estão a fazer a Albuquerque o que este fez a Jardim, o problema é que os novos, são mais papistas do que o Papa. A comunicação social afeta ao lóbi do betão mostra isso.

Cada vez mais, no interior do PSD, a guerra (ou operação especial como diria Putin) se faz notar, e até os mais conotados com Albuquerque fazem uma "perninha" com Calado, tal como muitas famílias que só têm sucesso, rendimentos e lugares, porque na altura das disputas internas distribuem os elementos pelas listas de modo a assegurar âncora de sobrevivência no poder.

Enquanto a oposição, no geral, goza de rendimentos, vamos percebendo pela comunicação social escrita que dois elementos estragam a imagem que o PSD quer transmitir pelos jornais, pagos para isso, um é o ex Presidente da CMF do Funchal, Miguel Silva Gouveia e o outro é a JPP, o odiado partido dos "papers" que não entram em obscurantismo como os do Panamá. No entanto, a facção do Miguel Albuquerque deve estar com mãos na cabeça, pelas loucuras que vão na CMF, em benefício dos interesses dos oligarcas que se atravessam contra os interesses da cidade e que confirmam o que Dionísio Pestana uma vez afirmou, ter medo dos apetites do Lóbi da Construção. O monstro, a besta ... descontrolou.

Vamos a factos, LIDL:

Documento integral (link)

Aguardemos pelo que a JPP anuncia vir a falar do LIDL.


Pelo exemplo do edifício ex FAOJ, em dualidade com o LIDL, percebemos que depende da cara do freguês as decisões da CMF, com certeza permissiva com os amigos e demais oligarquia instalada.

As guerras para ver quem serve melhor os oligarcas e por sua vez a exploração de deslizes pelos adversários, dentro do mesmo partido, o PSD, são claras para derrotar internamente, mas com uma imagem de união dada para fora que está ao cuidado dos jornais que nada noticiam sobre o que se passa. Eles dependem da máfia.

A propósito do projecto do LIDL, o despacho desfavorável da CMF para a área de 7.959m2 junto à rotunda da Cruz Vermelha, diz o seguinte:

3. Fundamentos apresentados e respetiva apreciação para o anulação ou revogação do ato administrativo,

3.1 Alegada violação do disposto no artigo 35.º n.º2 do RPDMF

Em relação a este fundamento, resulta da informação técnica com o referência 171_DRUP2022-LC, de 11/07/2022, que o mesmo deve improceder, uma vez que, "a proposta apresentada não cumpre com o artigo 35.º do RPDMF, nomeadamente com o n.º 2, conforme extrato do planta de ordenamento I.";

Porquanto, nos termos do n.º 2 do artigo 35.º do RPDMF. "nos casos em que a operação urbanística se localize em área em situação urbanística consolidada, a edificabilidade a viabilizar na construção de novos edifícios ou na ampliação dos edifícios existentes deve ser a que melhor garante a integração urbanística dos novos edifícios ou corpos edificados na envolvência e a preservação das caraterísticas e imagem dominantes no local";

Ou seja; "a proposta apresentada não preserva as caraterísticas e imagem do local" no centro histórico e dentro de uma área de reabilitação urbana orientada por um programa estratégico de Reabilitação Urbana (PERU), como também, não cumpre com o ínsito no n.º3 do artigo 35 do RPDMF, na parte em que a proposta "não mantém as características do local em termos malhas, morfologias, tipologia edificatória, número de pisos acima do solo e alinhamentos de fachada existentes";

Este é resumidamente um dos obstáculos do LIDL não se implantar na Cruz Vermelha, entre outros pareceres maioritariamente negativos, desde a falta de audiência prévia, ao parecer da divisão de mobilidade e trânsito, da Secretaria Regional de Equipamento e Infraestruturas, etc.

Onde é que quero chegar? Então esta Câmara Municipal do Funchal tem sensibilidade para a zona de edificado histórico e fachadas seculares, compostas sobretudo por habitações, na zona onde o LIDL se quer implantar na Severiano Ferraz (área de 7.959m2 contígua à rotunda da Cruz Vermelha, Rua das Mercês, Rua da Saúde e Travessa do Redondo), mas já não tem para um edifício doado ao GR, onde já funcionou a FAOJ, DRJ, a PATRIRAM, dentro da área da Zona Especial de Proteção do Recolhimento do Bom Jesus, que é um imóvel classificado de Interesse Público pelo Governo Regional na década de 90?

O lóbi do betão tudo manobra para os seus interesses com Pedro Calado na CMF. Num sítio a história não importa, no outro sim importa porque outros ficaram com um terreno apetecível. Não sei como eu, um particular com parcos recursos e me socorrendo da internet, consigo fazer um texto sobre o que encontro e, a comunicação social, muito mais perto do poder, nada apresenta de condenatório para Pedro Calado. Está tudo dito, muita dela também pertence ao lóbi do betão para levar Pedro Calado à Presidência do Governo, e assim renovar este contrato onde o lóbi enriquece e o madeirense empobrece.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 3 de Dezembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira