Estudos de Impacto Ambiental (EIA) “à la carte” para o PSD

 

D efinitivamente, esta Região merece ser um estudo de caso, dados as peripécias envolvidas em tudo o que mexe com o dinheiro público. O caso mais recente tem a ver com o EIA para o teleférico do Curral das Freiras.

Então não é que saiu a sorte grande, outra vez, à TEC Ambiente (TEC AMBIENTE - TECNOLOGIA E CONSULTORIA EM AMBIENTE, LIMITADA) a responsabilidade de fazer o referido estudo, a mesma empresa que fez o EIA da Estrada das Ginjas! Na estrutura societária desta empresa de tecnologia e consultoria em Ambiente estão figuras ligadas à nomenclatura do PSD em matéria ambiental. É um menu “à la carte” para caucionar todos os projetos que envolvam EIA’s. 

Num e noutro caso, o Ambiente ficou sempre a perder em toda a linha. Num caso esventra-se a Laurissilva com alcatrão, no outro, passa-se um fio sobre a paisagem única do Curral das Freiras. Tudo em nome de um suposto desenvolvimento que, pelo caminho destrói aquilo que nos singulariza, uma Natureza exuberante que é a nossa “galinha dos ovos de ouro”, sacrificada aos interesses de quem não enxerga outra coisa que não seja o lucro fácil. 

Como veem, isto, como diz a canção, "anda tudo ligado". Onde há dinheiros públicos, há uma empresa que se encaixa como uma luva nos objetivos pretendidos.  Da lista de contratos no portal base podemos constatar que foram necessários quase 70 mil euros mais IVA para realizar o tal estudo do Teleférico. Mais um contrato ruinoso para a Região, numa concessão a 60 anos que renderá no fim do prazo qualquer coisa, pouca, como 1,4 milhões de euros. Quem é que é amigo, quem é?

Pelos vistos, a senhora deputada do PAN é conivente com as atrocidades ambientais do PSD. Destes, já estávamos acostumados. Agora do partido dos animais e da Natureza, esperava-se outra postura. Ou não… 

Nota: A senhora é esposa do Dr. Domingos Abreu, Diretor da Divisão de Ciência Ecológicas e da Terra da UNESCO, que tem como missão apoiar os Estados Membros a nível nacional, regional e global no avanço da ciência e capacidade de gestão sustentável dos seus recursos naturais e da biodiversidade.


Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira