Douradas: a grande evasão, 450 toneladas.


Bom dia a todos. Quero falar sobre a "intempérie das jaulas".

P rimeiro quero salientar que tudo poderia ser mitigado no discurso, mas a pessoa entrevistada pela RTP (vídeo em anexo) pareceu-me sincera e sem esconder nada, o que nos nossos tempos é raro, vivemos num tempo de muito topete, tudo é medíocre e errado, mas só ganhamos medalhas compradas. O meu obrigado ao senhor por dizer a verdade, se calhar foi melhor assim do que o GR a informar. Não quis dar a cara, mas é co-responsável.

Segundo, 450 toneladas de dourada de cativeiro fugiu para a liberdade no mar, se já tínhamos colónias deste tipo de peixe na Madeira, de outras fugas, eu imagino que vai ser bastante reforçado. Isto é muito mau, quero extrair uma parte de uma outra publicação do CM que me pareceu elucidativa e que sabe explicar melhor do que eu:

Conforme a produção, podemos estar a introduzir espécies invasoras com a criação que escapa para ambientes naturais, competindo as com espécies nativas por recursos e habitat, desequilibrando ecossistemas locais.

Outro aspeto a ter em conta é a transmissão de doenças. Estes peixes de criação muitas vezes são mantidos em condições de alta densidade, o que facilita a propagação de doenças. Quando estes peixes escapam podem levar doenças para as populações de peixes selvagens, causando sérios problemas de saúde nos ecossistemas naturais.

Não esquecer a poluição genética, isto é grave, reprodução entre peixes de criação e populações selvagens pode levar à poluição genética. Leva à redução da variabilidade genética das populações selvagens, tornando-as menos adaptadas a mudanças ambientais. Justo agora!

Há estudos de como estes peixes de criação se comportam? Penso que não. O peixe de criação em fuga pode competir com as espécies alvo da pesca comercial, diminuindo assim o stock de peixes selvagens e prejudicando os pescadores locais. A solução que muitos apontam para a falta de peixe no mar, desta forma acelera o problema. Mas não é tudo! A fuga de peixes de criação pode tornar difícil a monitorização das populações de peixes, dificultando a gestão sustentável dos recursos marinhos. Qual é qual? Afinal qual o stock real de peixe selvagem? (in "A excursão das douradas")

Qual a posição do PAN acerca desta realidade, vai pensar não é verdade? Deixou de ter opinião formada sobre Pessoas, Animais e Natureza a cada vez que bate de frente com o Governo Regional. Quando o PSD sair do poder, teremos dívidas, desastre ecológico, destruição da paisagem, a eliminação da Pérola do Atlântico.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira