Fazendo de Morna para o Liberalismo que não funciona.

 


O que houve de bom, de fecundo, na agitação liberal foi a agitação; o que houve de mau foi o liberalismo. Era, em geral, um liberalismo que o não era, uma contratirania. Participando do mesmo influxo que o miguelismo a que se opunha, não pôde deixar de lhe ser análogo no tipo de ideias e dos processos. Fernando Pessoa in "O Estado Mental Português"

H oje faço eu de Morna, curtas de página, suficientes para perceberem que o Liberalismo do Morna funciona como aumento da dose da política do PSD-Madeira. É assim, um indivíduo homologado em tudo o que comporta o jardinismo, e seus sucedâneos, mas armado em reguilha à caça de votos e um lugar ao sol. Se já pagamos muitos impostos, ele quer que todos paguem, mas "todos pagam" na prática significa que vai desde os pobres, que nada têm, até aos ricos a fugir pelo offshore, por esquemas de isenção de IVA na navegação marítima, na futura moeda digital, pelos Vistos Gold, etc. Todos, no esquema do liberalismo, é mais pobres a pagar e sustentar os ricos que estão cá para fugir aos impostos, porque têm dinheiro e Governo Regional para isso.

O Morna quer mais privatizações, saúde, portos, lares, porto de cruzeiros, trilhos e levadas, tudo, é Liberalismo. Quer dizer, numa terra onde nem o colosso do LIDL lida bem com esta gente, está-se a ver que o senhor Morna é favorável ao incremento do poder económico sobre a política, tornando a democracia numa corporocracia, onde os partidos são extintos porque o poder económico compra-os todos e coloca barreiras, emboscadas e perseguições a agentes da verdadeira democracia... através dos seus jornais, em especial num onde o Morna colabora. O Morna é mais um "amigo" dos que são contra os interesses da Madeira, deste povo desinformado a se meter num colete de forças que já vai sendo tão mortal e irreversível como as alterações climáticas.

Presumo que o Liberalismo é o chulo do poder económico visto por este prisma, mais um colaborador que é usado no momento e dispensado depois de mais uma etapa ganha pelo poder hegemónico, conquistado através de políticos vendidos. Obrigado pelo servicinho, que haja uma prateleira dourada.

O povinho que vai em festa que também vá nas chalaças, depois diga que tem o "rabo a arder". Creio que cada vez mais, quem avisa, começa a sentir o doce sabor da aflição de alguns alheados que acordam tarde e, já desterrados, na mesma formula das Alterações Climáticas. Depois é só desgraças, improdutividade e pobreza.

O Liberalismo funciona ... como veículo de bem estar de alguns, porque incrementa o que de mau já temos na Madeira! O Morna salientaria esta passagem nalgum dos seus escritos? Voltamos a não aceitar as experiências passadas para repetir os erros? E na Madeira, nesta autocracia corporativista, que faz mal a tantos, vamos incrementar a dose?

Que lindo "Danonão" para compor o ramalhete da Coligação, é um caso de estudo O Estado Mental Madeirense. Jardim, Sousa, Farinha, Ramos, Pestana e etc, amam o Liberalismo.

Link do Vídeo
Link do Livro


Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 6 de Setembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira