As águas cinzentas, negras ou roxas dos Marmeleiros



D esde sempre pensado para a Saúde, primeiro como Sanatório, o edifício paralisou com uma quezília diplomática com ingleses, eram tempos da Primeira Guerra Mundial, o que fez não avançar com o projeto nem readaptar. No entanto, em finais dos anos 20 do século passado, o Governo Português cedeu o edifício por acabar à Santa Casa da Misericórdia, que então sim avançou com um hospital que seria inaugurado no final de 1930. A história mais recente conhecem nas mãos do Serviço Regional Saúde.

Quem vai aos Marmeleiros conhece um cheiro característico na zona de duas chaminés que é ... onde despejam águas cinzentas, negras ... roxas? Deve ser por isso que o GR está a pensar ampliar o estacionamento, para haver lugares mais longe da "ETAR". Quando me ponho a pensar no dimensionamento daquilo e do que deve ser uma ETAR de um hospital (espero que não seja uma fossa séptica), começo a ter muita perguntas e poucas respostas. "Gosto" da diplomacia das pessoas que só conseguem estacionar longe da "peste" ou do "podre do diabo".

Há dias, desde a varanda do 2 Piso, percebi o grau de "vanguarda científica" pelos dois buracos das chaminés, qual navio de cruzeiros que nem para expelir fumo seria assim. Todos conhecem que tipo de doenças se tratam nos Marmeleiros, duas chaminés por donde sai o cheiro a caquinha e mijinha do hospital, com acesso direto, é um interessante lugar para as visitas dos mosquitos que, depois, podem picar-nos e transmitir doenças da infecto e da pneumo. Não se vê isso em nenhum lado da Madeira. O esgoto não tratado pode prejudicar a saúde das pessoas, já nos bastam as super-bactérias dos hospitais, estes agentes patogénicos da "fossazita" podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite, entre outras.

Lembrei-me disto por causa do filme das instalações a perder água (link), as obras foram de facto cosmética porque água e o saneamento parecem estar iguais. Há estabelecimentos que deveriam ter outra responsabilidade para entregar as suas águas sujas. À natureza ou ao esgoto da câmara. Como isto não "Recuperaram", sejamos "Resilientes".

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira