A grande Noite do Mercado


O s que passaram hoje à tarde pela Avenida do Mar já se aperceberam da grande azáfama para a Noite do Mercado. Diversas equipas da Câmara Municipal do Funchal estão a instalar vedações de arame elétricas para limitar as entradas da população na Noite do mercado já no próximo dia 23. Segundo um dos trabalhadores, vão existir camaras de vigilância e a rede vai ser eletrificada de modo a desmotivar os mais insistentes. O empreiteiro da obra garantiu que irão ser mais de 5700 metros de vedações ornamentadas com uma gambiarra de Natal. 

Como Pedro Calado prometeu, a Noite do Mercado vai retomar a tradição de ida às verduras e às frutas e deixar de ser um arraial de bebedeiras, de gente rasca e pobre que só pensa em comer e beber. 

As entradas serão limitadas a dez mil visitantes e será necessário apresentar um teste PCR negativo e ter, pelo menos, duas doses da vacina e três reforços ou ser portador de uma declaração de negacionista passado pelo Trapiche. Os visitantes menores deverão também ser portadores do Boletim de Vacinas, com a vacina da Varíola e do Tétano em dia. Uma equipa do SESARAM controlará a temperatura dos visitantes e uma equipa de médicos fará um toque rectal aos visitantes com mais de 60 anos.

Segundo soubemos, por um sem-abrigo que já foi posto a andar da zona, as Farmácias da Rua Fernão de Ornelas estarão abertas até às 2H30 da madrugada e vão fornecer gratuitamente uma sandes de Vinha-d’alhos a quem fizer o teste.

O Município do Funchal informou que não serão autorizados estacionamentos sobre os passeios ou em segunda fila, recomendando que os cidadãos estacionem na Via Rápida ou gratuitamente no novo Parque de Estacionamento da Praça do Município, de modo a descongestionar o trânsito no Funchal.

A Câmara alerta ainda para o uso continuado de mascaras na via pública, sob pena do cidadão ser autuado em 500€ pelas forças de segurança, avisando que os que colocarem vídeos ou fotos de gente sem máscara no Facebook serão expulsos do grupo “Ocorrências na Madeira”, o mais idóneo.

Como a ingestão de bebidas alcoólicas na via pública está proibida, os Cafés e Restaurantes da zona irão fornecer Ponchas em copos descartáveis com uma palhinha reciclável e uma máscara cirúrgica especial com um furo cirúrgico que permita ao cidadão chupar na palhinha pelo buraquinho sem sair do estabelecimento. Dado o número insuficiente de palhinhas e de máscaras, as palhinhas e as máscaras deverão ser devolvidas para ser reutilizadas por outros eventuais clientes, a fim de evitar o aquecimento global e as alterações climáticas. 

O Departamento de Cultura do Município do Funchal anunciou que  o grupo Coral habitual da Praça do Peixe cantará, à capela, o  “Thriller” de Michael Jackson. 

O acesso à zona VIP das tascas da Rua de Santa Maria pelo Jet Set será limitado aos que comprovem apresentar doença psíquica ou serem portadores de cartão de militante do PSD-Madeira. Dada a prevista grande afluência da população, as últimas notícias dão conta de que o famoso militante do Quebra–Costas já mandou o seu mordomo acampar numa das 342 entradas da Noite de Mercado, para lhe guardar um lugar na bicha.