O alheamento dos madeirenses começa a ter custos democráticos


T enho apreciado nas redes sociais que aqueles que sabem o que andam a dizer são tidos por maçadores e inconvenientes. O povo pura e simplesmente acha que tudo é política porque foi o ambiente onde se criou e onde tudo orbita à mercê do poder.

As pessoas acostumam-se e adaptam-se a tudo com o pensamento na salvação, o problema é que a maior parte é mentira, entre anúncios, informação e dados. Só quem lida directamente está a observar que tudo isto não funciona.

Todas as crises são aproveitadas por governantes mal formados para exercer autoritarismo, o que temos por aqui. Se isto já estava pejado de interesses e empregos partidários, o que aí vem é a neutralização completa da oposição quando existe um governo de coligação à rasca. Impressionante. O impacto democrático do Covid-19 está aí na nossa ALR, isso poderá ler no recorte que vou enviar e que peço publicação.

A minha preocupação reside no facto de termos passado por um período ruinoso para a imagem do jornalismo, que se associou, na generalidade, a um partido político e que depois das eleições forneceu mais espaços de assessorias no governo para pagar a atenção dos colaboracionistas na campanha eleitoral. Nunca esquecendo quem são os proprietários da comunicação social e vendo como eles mesmos querem relançar a economia, dentro dos seus padrões de assistencialismo aos seus negócios, que já nos arruinaram, pergunto como vai existir jornalismo sério e de qualidade que faça o correcto esclarecimento dos cidadãos para que saibam escolher no futuro em eleições?

E volto ao início, o povo "adorou" os governantes que mentiram e ostracizou os mensageiros conscientes da situação real que vivemos. Este medo dos madeirenses é doentio! Cresçam se são realmente superiores. Não deixem que os abusos se repitam. As informações dúbias e omissas são de propósito para gerar dúvida e as pessoas se ficarem nas "covas" e é usada para consolidar 3P's, a popularidade, o populismo e o poder.

Ao não testar numa ilha fácil de controlar, provocou todo tipo de incertezas e incutiu o tal medo. O processo de controle foi "fugir" e não controlar e o problema vem aí quando desconfinar com gente de fora. É preciso outros procedimentos, estes só serviram para os madeirenses fugirem mas não servem para abrir a economia.

O facto de você andar distraído da realidade, torna-se uma oportunidade para os autoritários atacarem da forma como pode ver no recorte que envio. Ponha a mão na consciência, só existe este autoritarismo porque você se acostumou à mentira, é agradável e atraente de se ouvir, não lhe provoca stress. A boa democracia fortalece na crise, esta que temos na Madeira, com um jornalismo enfraquecido, a pensar em como subsistir, e com os líderes a mentir as pessoas, faz os cidadãos caírem como patinhos perante a propaganda dos ardilosos a soldo. 

É altura de você começar a opinar e decidir, esta coisa do Líder Supremo ou Querido Líder decidir quem é culpado, quem deve vencer, quem é inocente e quem recebe ajuda é um desastre.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 30 de Abril 2020 07:57
Todos os elementos enviados pelo autor.