Festas de Verão começam em Abril na Madeira


D evido às alterações climáticas, as festas de Verão irão começar mais cedo na Madeira. Segundo o responsável pelo IPMA espera-se nos meses de Abril e Maio temperaturas a rondar os 32.8 ºC mas muitos húmidos. O mesmo cientista está convicto que uma frente de altas pressões estará sobre o arquipélago da Madeira durantes esses dois meses se não acontecer ao contrário.

Segundo soubemos, a presidente da Camara do Funchal Cristina Pedra já solicitou à MEO e à NOS a alteração do festival “Sons do Mar 2024” e “Summer Opening 2024” para abril e maio devido ao facto do Parque de Santa Catarina ir para obras em junho para a construção de um campo de golfe com 18 buracos. À margem da conferência de imprensa, Cristina Pedra informou que pediu ao bispo D. Brás que a Festa do Monte passasse para 13 de maio porque afinal de contas a nossa senhora é a mesma.

O Município da Ribeira Brava já anunciou que todos os fins-de-semana de abril e na primeira quinzena de Maio haverá grupos de “Mariachis” e trará à Madeira o famoso grupo venezuelano “Los Amigos Invisibles”, que tocarão no sábado 18 de maio, entre outros sucessos, o seu maior êxito “El Disco Anal”.  Segundo o presidente da Câmara haverá barracas de comes e bebes do Grupo Café do Teatro, com comida típica madeirense como as “Hallacas”, “Arepas”, “Cachapas” e “Tequeños”

As Festas de São Vicente também serão antecipadas para o fim-de-semana de 1 a 4 de Maio para aproveitar o dia do trabalhador. Segundo o Edil, o cabeça de cartaz do dia do trabalhador será Quim Barreiros que cantará a sua canção mais popular “O Sorveteiro (Chupa Teresa)", entre muitos outros dos seus êxitos. As Festas de São Vicente terminarão a 4 de maio com as Bombocas que trarão o seu maior hit “Eles são todos iguais”.

Já na Calheta anuncia-se grandes festas para abril e maio com diversos concertos de renome internacional, com a cantora americana Taylor Swift e os  famosos Deep Purple  que, se ainda estiverem vivos, tocarão o seu maior êxito “Smoke in the Water”. Segundo a organização, o Hotel Saccharum irá abrir as suas portas à população com programas de SPA, que incluem o melhor menu de degustação “A Madeira em 7 Momentos” totalmente gratuitos. Dado estar prevista uma grande enchente, as reservas deverão ser efetuadas através do número  800 200 020 do Diário. 

Entretanto, Emanuel Camara já afirmou que não alterará as datas da Semana do Mar no Porto Moniz para o último fim-de-semana de maio, se o Cafofo continuar a fingir que ele e o filho não existem.

Ricardo Franco, também já informou a Comunicação Social que a semana Gastronómica de Machico também não sofrerá quaisquer alterações de data, tudo se deve ao facto das massarocas e do atum de escabeche poderem azedar e ficar impróprios para consumo.

Entretanto, a igreja anunciou uma missa para domingo, 26 de maio de 2024, para orar pelas Almas dos defuntos.