A barragem do Pico da Urze aguenta com a carga da água?


Fotos de domingo 24 de março de 2024

B asta passar por qualquer rede social, para vermos fotos de madeirenses e estrangeiros com cascatas a derramar milhões de metros cúbicos de água. É impossível passar no Paul da Serra, sem ver mantos de água em terras ensopadas pelas chuvas que têm acontecido nos últimos dias. A maior zona da Madeira para percolação para os lençóis freáticos. São ribeiras a transbordar, é a represa da Ribeira dos Alecrins a debitar água para os terrenos circundantes e, por incrível que pareça, aquela que seria a lagoa que ia produzir eletricidade e ser garante de que não faltaria água, fosse pra beber, para a agricultura ou energia está a menos de meio. Já muitas vezes foi falado no CM, hoje é a minha.

Porquê, qual a justificação, se não era para encher quando há água de sobra a montante, para que se gastou tantos milhões numa lagoa que só esteve no seu máximo na inauguração. Quer dizer, fingiu-se qualquer coisita para as últimas Regionais. Que não me venha o Eng. Taboada com aquelas teorias para parolos, um circuito não funciona raso por baixo, a barragem é para armazenar água!

Será que a Lagoa do Pico da Urze vai seguir a sina de tantas outras na Madeira? Será que foi mal feita e não pode conter a água para que se prestava? Urge alguma explicação, sem sombra de dúvidas. Mais clarinho ainda, o enrocamento da barragem do Pico da Urze aguenta com o peso da água? É por isso que não podem encher? É que foram 75 milhões e ninguém se responsabiliza? Alguém tem que vir a terreno nos dizer que estamos todos enganados e que aquilo não é mais um gato com o rabo de fora. De preferência alguém independente e não comprado, uma vez mais, pelo GR como os estudos de impacto ambiental. Se não está cheia agora, quando é que vai estar??

A represa a montante a transbordar e a lagoa em baixo a menos de metade!



Nota do CM: o Eng. Taboada parece que não corta só o CM da rede da EEM.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 24 de março de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira