Uma sondagem partidária.


U m partido, que não anda bem (forte dica, qual é o que anda?), decidiu fazer uma sondagem, com os atuais líderes partidários como cabeças de lista. Para eles ficam as dores de barriga, mas para nós serve de apoio a uma análise e especulação. O resultado final levará a mudanças na Madeira, por isso, que cada partido pense muito bem no que vai fazer. A sondagem é credível, mas não darei a informação da sua proveniência, já basta a confusão que vai dar num partido. Se virem algum estrebuchar ... suspeitem:

A sondagem para a Madeira:

  • PSD-M: 32-34%
  • PS-M: 17-19%
  • JPP: 20-22%
  • CHEGA-M: 8-10
  • CDS-M: 4-6%
  • PAN-M: 1-2%
  • IL-M: 2-3%

Deputados na ALRAM:

  • PSD-M: 18
  • JPP: 11
  • PS-M: 10
  • CHEGA-M: 5
  • CDS-M: 2
  • IL-M 1

O que se tira desta "SONDAGEM", o PSD continua a descer mas tem sempre uma boa massa que vota por interesse e aguentam o partido. O PS precisa de limpeza geral, os oposicionistas do PS que não cantem vitória porque o seu fel é coisa que o eleitorado não deseja. A JPP torna-se líder da oposição. O CHEGA, resultado interessante, mantém-se. O CDS tem os mesmos dependentes a votar e mantém-se, é uma estratégia fiável dar tachos. O IL, versão Camelo, aguenta-se. O PAN está fora do Parlamento, junta-se à CDU que só ganha nas sondagens do DN online e ao BE. O RIR e o ADN que andam reconhecidamente ativos não alcançam o Parlamento.

Moral da sondagem. O PSD de Albuquerque é convidado a formar Governo porque venceu as eleições com 18 deputados, o CDS acompanha com mais 2 e ambos perfazem 20 deputados. O CHEGA fica para decidir se dá Governo ao PSD ou não, vai ser uma decisão que, na tradição do CHEGA, vai ser de partir dentes. O CHEGA disse que com Albuquerque não, mas é a palavra do CHEGA. Se com eles, o PSD governa com maioria absoluta num acordo parlamentar, mas vai ter que alimentar os apoiantes. Se o CHEGA diz não, aí é que a porca torce o rabo. Incrivelmente, a JPP (com 11 deputados) é chamada a formar Governo e terá que tentar com o PS com 10 deputados, perfaz 21. Se o CDS não conta, amantizado aos mesmos interesses do PSD, fica CHEGA e IL com 5-1 deputados, o que perfaz 27 deputados. Não acredito no IL do Camelo para isto.

O que vou dizer pode ser cómico ou trágico, já imaginaram a JPP com todos os "papelinhos" à disposição? Seria a ruina total do PSD-M, porque as rusgas & arguidos são só a ponta do iceberg. O PSD está mal, o PS está mal, os que se mantêm, cumprem, o partido que sai tem o resultado da traição. Mas isto é uma sondagem, sim de um partido.

Quem dentro do PSD diz que é preciso mudar Albuquerque e este não sai, deve estar mais do que "doente". A grande lição é que os interesses dos oligarcas arruinaram o PSD tal como o PSD arruína a comunicação social. Quase uma vingança, depois de anos de carneirismo, o PSD-M só se salva com um novo líder, e há que saber escolhê-lo, com a liberdade total de voto dos militantes, todos eles há décadas manipulados por interesses, assim, os militantes terão a culpa, se escolherem pelo medo ou carneirismo, terão um líder que não vence Regionais, se votarem ao contrário e em Liberdade, terão uma oportunidade.

Nota: porque temos de levar isto com humor, se a JPP formar Governo e tiver influências sobre o Mediaram, o Diário de Notícias vai começar a regressar à era Blandy com os "papelinhos" de que tanto goza? A comunicação social também teria muito a mudar, de atitude e de pessoas. Daqui até à escolha do candidato do PSD, se formos para Eleições, vai ser um mata e esfola.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira