Boa tarde a todos, uma primeira palavra para a plataforma sinto que vocês estão cansados, saturados e farto, eu imagino o que não será manter um site onde se pode dizer o que em mais lugar nenhum se pode focado na Madeira. Peço que vocês reinventem a paciência, muitos seguem o site e não dão bandeira, por isso aqueles que querem destruir o CM se salientam. Um parágrafo de força.
Agora vamos à vaca fria...
O que pensar sobre uma Moção de Censura do Chega Madeira? Uma manifestação a bater no morto? Creio que sim, acho que o Chega sabe que se descredibilizou, o Ventura está furioso e o líder regional ia ser deposto. Isto é um ou eles ou eu. É uma Moção de Censura na ótica do líder do Chega Madeira. Perverso.
Uma Moção de Censura é um mecanismo parlamentar para avaliar a confiança dos vários partidos representados no parlamento em relação ao governo em exercício. Normalmente, este tipo de moção permite que o legislativo (aquele que há 49 anos é abusado pelo PSD-M) se posicione formalmente contra a atuação do governo, contestando as políticas, as decisões ou a gestão do governo, mas neste caso é o descrédito por tantas suspeições de corrupção e tantos arguidos. Mais de metade do Governo é ou será arguido, inclusive seu presidente. Não tem lógica ver esta barbaridade quando António Costa saiu por "peanuts" e ainda não se sabe porquê.
Se aprovada, a Moção de Censura indica falta de confiança ou desacordo em relação ao Governo, quando não se tem maioria absoluta no parlamento pode acontecer. O problema do PSD-M é que acostumou-se a fazer o que lhe apetecia e chegou à corrupção, quando agora depende de outros partidos para ter Governo, acelera os processos de "privatização" de tudo para sair da esfera pública caso venha a perder eleições.
Nos sistemas parlamentaristas, se a moção de censura for aprovada, o governo é obrigado a renunciar. Mas não me admirava que Albuquerque com a sua arrogância solicite a dissolução do parlamento para convocar novas eleições, no entanto, creio que vai se fazer de vítima, naquela tradição de que acham que quem derruba o Governo é penalizado, especialmente quando olhamos para um PS e está dedicado aos tachinhos da política menor. Não me admirava que, consciente da sua fraqueza, o PS-M se abstivesse ou votasse contra.
Em Portugal, segundo sei (espero não estar errado), uma moção de censura pode ser apresentada por qualquer grupo parlamentar, mas precisa da maioria absoluta dos deputados para ser aprovada.
A Moção de Censura é um instrumento democrático onde a população/eleitores representados pelos partido retiram a confiança de um governo que não desempenha as suas funções de acordo com as expectativas ou necessidades da sociedade. Se este Governo é alegada e maioritariamente corrupto, também é verdade que não Governa para os madeirenses, tão só para endinheirados, clientelas e elites.
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 6 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira