As Manuelices – O Comboio para a Madeira


Depois do túnel ponta a ponta do Miguel rodoviário,
vem o comboio ponta a ponta do Manuel ferroviário.

Sempre grandes obras, nunca a revolução social.

M ais uma vez, o senhor Manuel António Correia presenteou-nos com mais uma daquelas ideias que só poderiam vir de quem parece viver numa realidade paralela. Durante o “Madeira 7 Talks”, lançou a proposta de um sistema de mobilidade elétrica ferroviária para a Madeira - sim, estamos a falar de comboios e metros numa ilha onde as distâncias são curtas e o relevo é praticamente intransponível. Segundo ele, esta “solução estrutural” traria desenvolvimento e qualidade de vida para os madeirenses.

Ora, se calhar o ex-diretor do IHM acha que a Madeira é como Manhattan ou alguma cidade europeia. Talvez já tenha até desenhado uma linha de metro que vai de Porto Moniz ao Caniçal com paragens no Funchal, Câmara de Lobos e Santana. Mas será que ele sabe o que isso implica? Que tal o exemplo da expansão do metro do Porto, que custou mais de 435 milhões de euros? (https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/projetos-de-expansao-do-metro-do-porto-vao-custar-mais-quase-150-milhoes) Achará ele que estamos a nadar em fundos sem fim para aplicar em linhas férreas ou infraestruturas megalómanas?

E onde fica a prioridade da habitação nisto tudo? Tantos anos no Instituto de Habitação da Madeira, e a solução que ele apresenta para a mobilidade é um projeto que parece mais inspirado em contos de ficção científica do que em necessidades reais da população. A verdade é que não só demonstrou uma falta de noção preocupante, mas acabou por nos fazer um favor. Porque, com cada uma das “Manuelices” que ele apresenta, fica cada vez mais claro que ele, definitivamente, não seria a escolha certa para liderar a Madeira.

Obrigado, Manuel António, por nos lembrares do que realmente não precisamos: mais ideias mirabolantes, mais “inovações” desconectadas da realidade e mais buracos - desta vez financeiros - que nos levariam ao fundo.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira
, 28 de Outubro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira