C élia Pessegueiro, presidente da Câmara da Ponta do Sol, congratula-se pela quadriplicação do número de alojamento local durante a sua governação. Se para a câmara é ótimo, para nós residentes é péssimo.
A Ponta do Sol é um concelho pequeno em dimensão. O que se vê em cada esquina é alojamento local (legais e ilegais), com carros de rent a car que entopem as ruas, tapam acessos a casas e garagens, riscam carros ao estacionar e fogem.
A ARAE, que agora resolveu mostrar trabalho, deveria passar uns dias na Ponta do Sol. Anonimamente a apreciar o que se passa nos estabelecimentos comerciais perto de certas zonas mais concorridas, ver se todas as casas e garagens onde estão estacionados carros de rent a car ou têm turistas na varanda estão devidamente legalizadas.
Num concelho com fartura de água, é revoltante passar dias sem pingo na torneira. Existem fugas na rede? Acredito que sim e são normais, pois tudo se estraga, mas apelar a que não se regue flores nem se lave os terreiros e continuar a licenciar piscinas e alojamento local é um contrassenso.
Façamos contas: quatro vezes mais alojamento, se em cada um estiver em média três turistas, a enormidade de gente a tomar banho, cozinhar e lavar roupa, quantos mais metros cúbicos de água são? E as piscinas foram enchidas em algum momento, certo? E se os ditos turistas ficam em média cinco dias, a cada cinco dias a empregada de limpeza irá lavar terreiros, pois convém estar tudo limpo para receber novamente.
Convém a câmara também pensar em colocar mais caixotes do lixo ou diminuir os dias em que faz a recolha. Há zonas em que não basta passar duas vezes por semana. Ao fim de dois dias os caixotes estão a abarrotar, abertos, chamariz para ratos e baratas e coitado de quem vive com eles perto de casa. A Célia fez um bom trabalho no primeiro mandato. Irá ao terceiro? Depende do que fará neste. Esperemos que melhore, pois só assim terá chance, embora o PSD neste concelho já não tenha crédito nenhum.
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 9 de Setembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira