Calado, "estás-te a passar"?


E m janeiro de 2022, Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, fez uma algazarra pública porque a oposição “Confiança” chumbou um projeto para a construção de 60 fogos a Custos Controlados, quando existiam à volta de 5 mil funchalenses inscritos na SociohabitaFunchal para habitação social! 

Repito, em janeiro de 2022. Hoje, 30 de maio de 2023, passado 1 ano e 4 meses, para meu espanto, leio no DN que estão inscritos para habitação social 2.314 funchalenses. Ou seja, menos 2.686 pessoas!

Calado, a tua Câmara fez magia e atribuíram uma habitação social a estas milhares de pessoas que desapareceram da lista? Estamos a falar em quase 3 mil pessoas que, de um dia para o outro deixaram de precisar de habitação social? Não me lembro de terem construído durante o ano de 2022 fogos/habitações para esta gente toda!!!

Algo não bate certo! Também não me lembro do Instituto de Habitação ter atribuído habitação social a quase 3 mil pessoas no ano de 2022!

Funchalenses, aconselho-vos a irem à Câmara do Funchal saber da vossa situação no que diz respeito à vossa inscrição para habitação social. Às tantas muitos estão a aguardar, quando o seu nome já desapareceu!!!! 

E daqui a uns tempos vamos ouvir Calado dizer, “NÓS REDUZIMOS A LISTA DE PESSOAS INSCRITAS PARA HABITAÇÃO SOCIAL”; “NÓS RESOLVEMOS O PROBLEMA DE HABITAÇÃO DE 2868 FUNCHALENSES”.

Não me digas Calado que essa gente toda morreu? Será que essa gente toda amarelou e morreu à espera de casa???

Outra: apoiaram 800 famílias funchalenses com subsídio municipal de arrendamento? O quê? Quantas? 800 famílias? A sério? Só do Funchal? Meu Deus! Quantas famílias existem no Funchal? 800 famílias corresponde a que percentagem de pobres? 

No final de 2021 em toda a Madeira o Instituto de Habitação apoiou 253 famílias no arrendamento, através do Programa Prahabitar! 

Gostava que o Instituto de Habitação da Madeira revelasse qual o número de famílias que apoia no arrendamento até à data através desse Prahabitar. Ao contrário da Câmara do Funchal que só apoia funchalenses, o Instituto de Habitação apoia as pessoas de todos os concelhos. 

Se só no Funchal a Câmara apoia 800 famílias, imagino mais aquelas que não conseguem pagar a renda e todas as despesas porque não são elegíveis para o Subsídio Municipal Arrendamento.

A taxa de pobreza da Madeira deve ultrapassar em larga escala os 30% ou mais!! 

Oposição, e mexer nisto? Pedir os números do Instituto de Habitação com o Prahabitar e comparar com os da Câmara?

É caso para dizer que desde que Calado foi para a Câmara não só a violência e crime nas ruas do Funchal aumentou, como aumentou o número de pobres! Mas, mais engraçado, baixou em milhares de pessoas aquelas que precisam de habitação social?!!! 

Estamos condenados! É a Segurança Social a dizer que regista cada vez menos pedidos de apoio e é a Câmara a apresentar números e apoios só no concelho do Funchal que a Segurança Social tem em quase toda a ilha.

E vamos assistindo a uma disparidade de números e muitos milhões em jogo que não sabemos o seu real destino. E com uma oposição que é mais fraca que um piolho, só mesmo no CM para pôr estas cabeças a pensar.

Uma curiosidade: será que Augusta Aguiar recusou-se a manipular números e foi posta a andar da Câmara? 

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 30 de Maio de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira