Os Diários de Salazar

 

A ntónio Oliveira Salazar anotou durante 35 anos as funções governativas em mais de 6500 páginas manuscritas. O espólio deixado pelo último ditador português permitiu aos historiadores reconstruir parte da História que durante muitos anos esteve oculta da maioria dos portugueses.

Nos dias de hoje e muito longe dos tempos da ditadura, os defensores da teoria da conspiração acreditam solenemente que os acionistas do Diário e do JM são financiados de forma indireta pelos governos em troca de notícias abonatórias.  Pode-se especular sobre tudo isto mas não se consegue provar em Tribunal porque os financiamentos são encapotados e indiretos. Se, segundo Miguel Sousa, o PSD-Madeira recebia 10% de todas as obras, imagine-se então quanto recebe a imprensa.

Mas alguém no seu perfeito juízo julga que a imprensa escrita sobrevive de publicidade e de apoios legais? Alguém faz sequer ideia de quanto custa diariamente um jornal? Muito ou pouco, chegou-se ao cúmulo de um dos acionistas - numa hora de burro - afirmar que o JM dá prejuízo.

Mas se alguns julgam que esses dois únicos jornais diários que se publicam na Região são casos únicos de manipulação de informação em Portugal saibam que o Semanário SOL, quando tinha como acionista Isabel dos Santos, era um bom exemplo de liberdade de informação, desde que publicasse apenas as boas notícias sobre Angola. 

No último inquérito parlamentar, Sérgio Marques (numa hora de lucidez) mostrou - para quem quisesse ver - alguns exemplos de capas do Diário que se publicavam antes da entrada dos novos acionistas e contra factos não há argumentos.

Mas o controlo da imprensa é uma faca de dois cumes, o número de leitores é diretamente proporcional à independência das notícias e todos sabemos que as notícias boas não têm o impacto das más notícias. Por mau que pareça, um acidente na Via Rápida tem muito mais leitores nas plataformas digitais que uma inauguração do Miguel Albuquerque nos dois jornais. Em consequência disso, os números de leitores destes dois jornais decrescem de dia para dia fugindo para as plataformas digitais onde a informação é espontânea, livre e gratuita. 

Pior que tudo é não perceber que, com o avanço das tecnologias e da Inteligência Artificial, é espetável que os jornalistas e a imprensa escrita tenham os dias contados e que num futuro próximo seja um computador a dar as notícias que os políticos querem sem terem de pagar e aturar maus feitios. 

Embora os Homens morram de pé, temos de entender que, até esse dia, os jornalistas precisam de por pão em casa, nem que para isso tenham de lamber a mão de quem os alimenta, porque infelizmente a honra não paga contas.

Esta é uma evidência, que mais tarde ou mais cedo, com ou sem Diário, a História encarregar-se-á de contar a verdade sobre os 47 anos da governação do PSD-Madeira.

Tal como Salazar, mais tarde ou mais cedo, a verdade virá sempre ao de cima.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta feira, 29 de Março de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira