Monopólio dos portos? E o da imprensa?!!


B oa tarde, agora falo eu sobre monopólios que não existem, não é verdade? Se não existem, o líder do PS-M ainda desmente em favor do PSD-M, em vez de começar a zelar pelos resultados eleitorais do seu partido, é que a JPP já tomou dianteira. Bravo, há que aproveitar a oportunidade das comadres.

Sobre Sérgio Marques, lida uma vossa publicação, nada a dizer relativamente a observação do início do monopólio dos portos (link) mas ele esteve na base de outro! Bem mais recente! O da Imprensa! Como é que a região só tem dois jornais diários matutinos (e depois só existe o semanário Tribuna da Madeira) nas mãos da mesma pessoa: Avelino Farinha. Que artes mágicas de algum advogado e de participações fez chegar a esta realidade prática intocável?

Onde estava a ERC quando o Avelino comprou parte do DN-M depois de já deter o JM pela esmola de 10 mil euros, por conta de Sérgio Marques, e aquele administrador que esteve no Jornal da Madeira, na Secretaria do Sérgio Marques e no JM, quando com esse valor nem a licença da rádio se paga?! Peço que leiam isto (link).

Não é novidade para ninguém que a excessiva concentração dos meios de comunicação tem como causas ou consequências previsíveis “a procura da rentabilidade a todo o custo, o unanimismo editorial e a anemia do pluralismo” mas na Madeira ainda existe a manutenção do poder hegemónico de 46 anos. Um estudo recente (Inglaterra) constata de que não há sequer espaço para falar de meios “livres”, ou “independentes” mas nem conhecem o exemplo da Madeira! Onde todos são detidos por 3 oligarcas (Sousa, Farinha e Ramos) ou controlados por indivíduos (chefes de redacção) ou Conselhos de Administração, “estreitamente ligados a interesses privados”, como é o caso da RTP-M que foi domada pelo Sousa e que há mais de década que não muda de director!

O JM, que todos os anos faz um itinerário de entretenimento das forças vivas por concelho, que acabam sempre em nada, nunca tomou coragem de fazer um debate sobre a concentração dos media na Madeira, mesmo que voltasse a dar em nada? Na Madeira temos todas as rádios locais nas mãos de Avelino Farinha, Jaime Ramos e Luís Miguel Sousa. Os dois jornais nas mãos de Avelino Farinha. Luís Miguel de Sousa e Blandy. O semanário de Edgar Aguiar.

Apesar da constituição portuguesa declarar que cabe ao Estado a obrigação de prevenir a concentração da comunicação social, não há ainda um enquadramento legal  para  na  prática prevenir;  longe  disso,  a  lei  portuguesa  tende  a  favorecê-la. A Madeira é um exemplo com a complacência da ERC.

A comunicação social, concentração dos media, regulação, ERC, todos os fenómenos que  abrangem  a  propriedade  das  empresas  com actividade na Comunicação Social, entram pela primeira vez no quadro regulador do sector com nome próprio na Lei n.º 53/2005, que cria a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC). O tema foi, pela primeira vez, explícito e surge no artigo 8.º, alínea b), relativo às atribuições da ERC: “Velar pela não concentração da titularidade das entidades que prosseguem actividades de comunicação social, com vista à salvaguarda do pluralismo e da diversidade, sem prejuízo das competências expressamente atribuídas por lei à Autoridade da Concorrência”. O que anda a ERC a fazer? Também está controlada?

Dr. Sérgio Marques, agora que lhe fugiu a boca para a verdade, por alguma razão, reconheça que você é declaradamente o político mais rico da Madeira e foi colaboracionista em dois monopólios, o dos portos e o da imprensa. Porque é que se esqueceu de falar de Jaime Ramos na hora dos DDT e dos monopólios?

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira