Literacia


Link da Notícia

P ara mim, literacia não é saber ler e escrever mas sim interpretar para depois assimilar conhecimentos e poder aplicar. Tem sido uma "guerra" fazer com que as pessoas leiam o que alguns acham ser fidedigno, porque lhes é conveniente. Este curso entre um Sindicato dos Jornalistas, que nunca vê nada nem atua, parece uma parceria de boas graças com o senhor Presidente da Assembleia que tem despendido tempo a par dos espectáculos. 

O José Manuel Rodrigues sabe perfeitamente o que se passa na Madeira quanto à concentração dos órgãos de informação que se colocam ao serviço do poder. Ele próprio é Presidente da Assembleia "por favor". Esta iniciativa "inocente" transparece que a garantia de votos dos idosos já teve melhores dias e que o curso que "obriga" a ler as "boas" fontes, dá jeito ao poder e chama a isso "literacia". Existe literacia em fontes unificadas e o contraditório? Qual a comparação que vai levar o leitor a se decidir pela boa fonte? A simples ordem ou ensinamento do Presidente da Assembleia e do Sindicato dos Jornalistas. As redes sociais da Primavera Árabe já não servem para a Madeira. Isto sou eu a pensar, compreendem?

Ai a literacia do voto.

Outro assunto que serve de exemplo. Os chineses também ensinam literacia? O Estado também faz de tudo para que os chineses leiam fontes fidedignas? Apesar disso e dos jogos do mundial serem em diferido, os chineses deparam-se como existe um outro mundo sem máscaras. Os outros tiveram melhores políticas e as vacinas chinesas não foram tão eficientes? Os cidadãos chineses estão em "casas prisão" há 3 anos, a "Covid Zero" é tão rigorosa que se chega à idiotice das pessoas morrerem num incêndio em casa por não poderem sair e os bombeiros não poderem entrar. Lei é lei e literacia, literacia. Penso que lendo este caso nos órgãos de comunicação social do partido isto é perfeitamente normal. Porque chamar isto de idiota se, a outro nível, as pessoas são condicionadas na informação que podem ler para beneficiar o poder nesta região? E o Presidente da ALRAM está nessa cruzada com o sindicato dos jornalistas. As imagens das manifestações e da repressão saíram pelas redes sociais para o ocidente, se fossemos de respeitar a literacia regional, quando disseram no grande incêndio que estava tudo controlado, acabaríamos como os chineses no apartamento.

Vamos a outra observação que quero partilhar. Vocês CM têm defendido a opinião mas ou muito me engano vão ser atacados com segundas intenções, não só pela "literacia" mas por alguns com um ego enorme ou porque são simplesmente tontos e vão atrás de agitadores. Isto vem a propósito de uns comentários que vi sobre uma publicação e quero dar um exemplo inspirado nisso. Acredito que quando toda a gente importante, engenheiros e governantes, foram pela primeira vez ao estado virgem do Lugar de Baixo, se os célebres velhinhos tomassem palavra para avisar do erro, toda a gente que queria a obra, uns por eleições, outros para faturar e ainda mais uns para ganhar dinheiro, não tomavam com respeito a informação histórica que eles, com a sua idade, tinham. Parece que assim foi e tratados como gente menor tiveram razão e estoirou-se mais de 100 milhões de euros do cofre público. Quando os assuntos não lhes parecerem interessantes ou tiverem omissões, não considerem os outros tontos, podem ser surpreendidos tempos depois ... como na Marina do Lugar de Baixo. Um pouco de humildade e respeito faz bem a literacia.

Agora vamos à sondagem. Estive a ver (link) e achei piada alguém ter acrescentado que tanta crítica ao jornalismo na Madeira deve-se ao CM, mas quem deveria se toda a comunicação social "pertence" ao poder? Como é que a literacia poderia ser outra? Já todos percebemos que o PSD está a comunicar e fazer campanha pelos jornais, por isso estão expostos à lambada.

O muito falado Mediaram. O contrato assinado entre Governo e os Média tem lá escrito que o primeiro manda no editorial e seleciona notícias ou o segundo promove eventos, os membros do governo, etc? Não é assim tipo publicidade ou é propaganda? Não é tipo Ryanair? Paga-se para voar promocional para aqui e eles abrem a base de dados. O formato do Mediaram é suicida mas mostra a fragilidade da economia da Madeira e tem piada que os oligarcas, enquanto não foram proprietários, não aguentaram a economia informativa. É ou não é? A literacia deles é outra.

Vá, tenham bom dia. Aguentem-se CM. Tem toda a lógica de falar em comunicação social, é o centro nevrálgico e instrumento da campanha eleitoral para uma "contundente" através da literacia.

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira