Um assalto aos madeirenses (com estudo).


A ndo sempre atento ao tema do ferry, seja nas redes sociais (os grupos), notícias das Canárias ou nos órgãos de comunicação social, Europa, a esperança de voltar a viajar um dia no “barco da liberdade”, nunca esmorece. Mas ainda que a minha esperança esteja "cimentada" num sonho que é comum a muitos madeirenses, há sempre algo que derruba a nossa crença. E hoje é um desses dias, basta pesquisar no Dr. Google "Estudo Porto do Caniçal" e surge o pesadelo.

O grupo Sousa e o Governo Regional estão em conluio num assalto aos madeirenses. Um assalto que já dura décadas. Estou a falar claro, da exploração dos portos da Madeira. O Grupo Sousa (ou OPM, como queiram chamar), não paga a renda do porto do Caniçal há dezenas de anos! Desde sempre! Ora é claro que qualquer um fica rico dessa maneira. É só imaginar o dinheiro que faria se eu não tivesse de pagar a renda do meu estabelecimento, não ficava rico como o Rei-Estivador, mas certamente ficava a ganhar uns trocos valentes. Não é a toa que o Grupo Sousa foi se gabar para os Açores que detém capitais próprios no valor 310 milhões de euros (link). Com o nosso rico dinheirinho. O que poupa, o que ganha com assistencialismo e subsídios do GR, os juros, os dividendos de aplicações, é um mundo arco-íris. Olha ainda falta uma empresa nessa área. Pergunta, como teria sido este grupo se o CEO-Oligarca nunca tivesse entrado sorrateiro na política para capitalizar nos negócios do erário público? Ele é laranja, ele é azul, ele é rosa, ele branco e os "pretos" pagam.

Vamos a um momento hipócrita. Mas o roubo não se fica por aqui, pois quem nos deveria defender e ser o maior interessado em ver a situação resolvida, o Governo Regional, afinal, é cúmplice da empresa que detém o monopólio dos transportes marítimos. Porquê? Porque como se veio a saber esta tarde (link), o Governo Regional preferiu ignorar o estudo (que também se encontra no Dr Google) que o próprio tinha encomendado, que recomendava o valor aproximado de 4 milhões de euros como renda anual de exploração do referido porto, para depois “oferecer” a concessão ao grupo Sousa (OPM) por uns míseros 400 mil euros anuais! Que, para cúmulo dos cúmulos, NUNCA PAGOU um tostão! Um crime de lesa-pátria meus senhores! Ó pra ele com capitais próprios ... Com jeito ainda paga a dívida com os juros do capital próprio retido por falta de pagamento ...

Já não bastava terem sabotado o ferry para a economia da região com aquele concurso manhoso, desenhado à medida dos interesses do Grupo Sousa, hoje sabemos que afinal a promessa do “delfim” de Jardim, que iria baixar o preço dos transportes marítimos para Região, não só era mentira, como ainda puseram os madeirenses a “financiar” o DDT da “Mamadeira”. É de ficar gago. Afinal vão-nos bolsos de duas formas, nem sequer o nosso património comum está a salvo. Eles controlam tudo, são donos de jornais, jogam xadrez com os aparelhos partidários e até já conseguiram colocar um ex-funcionário como líder do maior partido da oposição, APRAM domesticada, só por vergonha da dose ainda não ficaram a explorar o porto de cruzeiros.

Pois, hoje é um dia mau, com esta cumplicidade entre Governo e Grupo Sousa não vai apenas aos nossos bolsos, também obstaculiza, sabota, impede a concretização do sonho: o ferry! E cereja no todo do bolo, isto que saiu no CM há dias: Albuquerque: viajar à grande com "boas" notícias garantidas. (link) ... anda tudo ligado!

Até quando? O estudo com 218 páginas ... de ver com tempo e atenção.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Adere ao grupo Opina Madeira no Whatsapp: link