Albuquerque: viajar à grande com "boas" notícias garantidas.


Qual a Liberdade e Independência deste gestor de jornal?
Qual a liberdade do jornalismo que fornece a viagem?

cho muito bem que o Correio da Madeira tenha foco nos assuntos e não nas pessoas, vou seguir esse vosso lema. Este texto resulta de ter lido o contrato de fornecimento da viagem do nosso Presidente ao Curaçau e à Venezuela (link). Um nome, por ser igual a outro, despertou-me a atenção e quero transmitir aos leitores do CM o que descobri, vem ao encontro da pergunta: "Qual a Liberdade e Independência deste gestor de jornal?". Passamos a gestores, porque de jornalistas sonsos já estamos fartos.

O que vou descrever tem a ver com moralidade, ética e caráter, sobre as legalidades não quero opinar, deixo isso a quem de direito. O meu pensamento funciona na perceção de corrupção que o madeirense tem sobre esta Região, cheia de coincidências, o que pela quantidade parece já ter acostumado os madeirenses que inclusive legitimam a cada eleição.

Se você gosta de pão, circo, arraiais e publicações com imagens do Facebook, despeço-me já de si, os meus cumprimentos, siga feliz. Se você é de outra estirpe, agradeço a sua companhia e aqui vamos ...

Tudo isto começa com uma "ponta", a Viagem que Albuquerque está neste momento a realizar ao Curaçau e à Venezuela, que foi fornecida pela Rameventos, sita à Rua Fernão de Ornelas, 56 - 3º piso. Sabem quem está lá também? A Redacção, Gerência, Publicidade, Digitação, Paginação, Revisão e Digitalização do Diário de Notícias: Rua Dr. Fernão de Ornelas, 56/3.º (link).

A Rameventos, sociedade unipessoal Lda, é propriedade da Empresa Diário de Notícias Ldª, desde antes da compra da mesma por Luís Miguel Sousa e depois, em parte, por Avelino Farinha. Significa que ao comprarem o DN fizeram-se proprietários da agência de viagens Rameventos:

Organização e gestão de eventos, designadamente de carácter cultural, lúdico e desportivo, e a promoção e divulgação de marcas, produtos e serviços, bem como o exercício de quaisquer outras atividades complementares ou conexas com o objeto principal, como as de consultoria e assessoria.

Um conceito interessante, compras a organização de um evento com as notícias incluídas ... mas funciona com alguma moralidade, ética e caráter com política e o governo metidos nisto? Como ser independente com subsídios do Governo à comunicação social e depois ter este tipo de cliente? Ainda para mais quando um oligarca "manda" no Orçamento regional para metade se dirigir a Obras controlando a comunicação social, fazendo eventos e notícias em causa própria com um Governo submisso. Que enormidade e a ERC nada vê. Apesar do objecto social da Rameventos, a adjudicação foi unicamente de:

O contrato tem por objecto principal a prestação de serviços de viagens, estadias e transferes destinados à Visita Oficial do Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira e comitiva ao Curaçau e Venezuela entre os dias 9 e 18 de outubro de 2022.

Antes do DN Madeira ser propriedade dos oligarcas, a Gerência pertencia a José Bettencourt Câmara, Énio Santos Ferreira e Christopher Graham Blandy (23-1-2019 Link). Na actual conjuntura, a Gerência da Rameventos é pelo menos de Carlos Filipe Vieira Fernandes e de António José Rodrigues Abreu, são as assinaturas que obrigam no contrato de prestação de serviços na Viagem de Albuquerque ao Curaçau e à Venezuela.

Ponto da situação, como é que o Diário de Notícias pode dar notícias sendo fornecedor da viagem de Albuquerque? Pode dar notícias, só boas, isentas de crítica. Mas se repararem bem, António José Rodrigues Abreu, da gerência da Rameventos, é nada mais e nada menos do que um dos elementos da gerência do JM, EJM - Empresa Jornalística da Madeira, Unipessoal, Ldª, a par de José Luís de Sousa ("Brava Valley") e de António Henrique Fernandes Rosa Gomes (25-8-2020 link). Qual pescadinha de rabo na boca, volta-se a perguntar como pode o gestor do JM não receber represália sendo também fornecedor da viagem de Albuquerque? Pode dar notícias, só boas, isentas de crítica. Porque o que vale é dinheiro na conta para pagar vencimentos. Então, o elo mais fraco é a notícia! Implicitamente, JM e DN em parceria. Fantástico. Não será hora de fusão para dar menos despesa?

Mas, este personagem, António José Rodrigues Abreu, tem um currículo capaz de ser isento para não ficar nervoso na gestão da EJM - Empresa Jornalística da Madeira - quando um jornalista se apresenta com uma informação negativa para o Governo Regional? Deixo ao Vosso critério!

António José Rodrigues Abreu foi gestor no anterior Jornal da Madeira (Jornal e Rádio), cujo espólio e licença de rádio foram vendidos por 10.000€ (o que deu polémica) na altura de Sérgio Marques, secretário regional com a tutela da comunicação social, a Avelino Farinha. Na fase em que o Jornal da Madeira ficou na posse da Diocese (outra boa peça) e que se constituía a nova EJM - Empresa Jornalística da Madeira, com certeza por bons préstimos, António José Rodrigues Abreu foi "empregado" no Governo Regional (secretaria de Sérgio Marques). No seu currículo está a Presidência da Sociedade (de endividamento) Ponta Oeste. Neste momento pertence à Gerência da EJM - Empresa Jornalística da Madeira. Depois de todos estes servicinhos, do mal o menos, é Licenciado em Comunicação Social e Cultural, variante Comunicação Empresarial. Nos tempos atuais é uma sorte porque poderiam ter colocado um pedreiro.

Miguel Albuquerque tem DN-M e JM amarrados curtos para lhe dizerem bem da viagem e, os restantes jornalistas, ficam agradecidos e embevecidos para narrarem o visível mas não o invisível! Gostei deste texto: O Paraíso do Albuquerque (link)!

Este meu texto não fica completo sem que os senhores do Correio da Madeira publiquem os PDFs em anexo. Agradeço a Vossa atenção. Termino dizendo que todos nós sabemos que a imprensa regional não vive sem o dinheiro do Governo Regional mas, visto assim, fazem-nos de palhaços!

Rameventos 23-1-2019:

EJM - Empresa Jornalística da Madeira, Unipessoal, Ldª 28-5-2020:

Contrato de prestação de serviços de Albuquerque ao Curaçau e à Venezuela:

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 12 de Outubro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira