Vivemos no Matrix


Portugal Continental devia pôr os olhos na Madeira, a sério que devia.

F oi na gestão do Covid que foi das melhores do mundo; na massificação do Turismo na Madeira em linha com todos os grandes destinos turísticos europeus; é na aposta em estradas, túneis e afins em detrimento dos transportes públicos (verdes), alinhados com o resto do mundo, é na saúde com um hospital novo feito de raiz que vai resolver magicamente todos os problemas da saúde na Madeira, em linha com a reestruturação do SNS, como um todo no Continente.

Só temos um problema, a taxa de desemprego mais alta do país, superior à média nacional, a mais alta taxa de risco de pobreza e exclusão social do país, um custo de vida superior à média nacional devido à “insularidade”, e por insularidade refiro-me ao monopólio marítimo que enche os bolsos a meia dúzia, à custa de dezenas de milhares e os impostos em linha com o Continente, fruto de alguns anos de regabofe financeiro no nosso Governo, sim não foram décadas de Jardinismo, foram anos após o perdão da divida por parte do então Primeiro Ministro António Guterres.

E o que me dói, no meio disto tudo, é que está sempre tudo bem, tudo o que referi de mau pelos vistos não existe porque ninguém fala disso, parece que nem os lideres da “oposição” vêem isto, vai-se lá perceber porquê. Vemos o Telejornal e é tudo coisas boas, só no continente é que há problemas nos hospitais, só no continente é que estão preocupados com o aumento drástico do custo de vida, só no continente é que estão preocupados com o facto dos jovens saírem de casa cada vez mais tarde e, parece que é só no continente que existem negociatas e falcatruas nos mais diversos cargos políticos, aqui na Madeira não temos nada disto.

E é aqui que pergunto aos meus conterrâneos madeirenses, gostam da cor do barrete que vos andam a enfiar? A maneira como vos é passado um atestado de estupidez numa base quase diária e em que ocultam tudo o que é de mau nesta terra? Se vivemos assim tão bem, porque temos CRÓNICAS taxas elevadas de emigração e estamos constantemente na cauda do país no que toca aos números do desemprego e de risco social?

O que me deixa mesmo agastado é que isto não é de agora, já começou há décadas e continuamos, aparentemente, a gostar disto. E sabem o que me deixa mais frustrado ainda? Aparentemente está para durar, porque a realidade é aquela que é vinculada pela suposta comunicação social “livre e isenta” da Madeira, a que nos fazem chegar todos os dias a casa. Para a larga maioria dos madeirenses é nesse Matrix que vivem.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira