LIDL terá navios de carga próprios


CM: Bom dia, boa semana de trabalho a todos. Esta publicação é da plataforma e é uma tradução à letra (tradução Google) de um original publicado no dia de ontem pela revista Inforetail (link), situação alertada por um leitor através de uma publicação no nosso Ocorrências (link). A plataforma quer passar o mais omissa possível mas, em certos casos, só favorece ao debate dar conhecimento de matéria importante que altera as "regras do jogo". O LIDL vai criar armador próprio para o transporte das suas mercadorias, o que diz muito sobre a sua dimensão, capacidade financeira e autonomia: "(...) flexibilizar a gestão de grandes volumes de carga sem depender de terceiros partidos (...)". A tradução à letra tem a sua ironia. A situação reflete-se claramente sobre a Madeira e prova que a LIDL age para consubstanciar a sua politica de preços, situação a que alguns lançaram suspeitas e que um dia haveremos de apreciar. Os restantes raciocínios ficam a cargo da Opinião Pública:

Lidl cria a sua própria transportadora
Dado o novo contexto de tensão nas cadeias de abastecimento
18/04/2022
Link do texto original

"O Grupo Schwarz registrou a marca Tailwind Shipping Lines
no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (Euipo)"

infoRETAIL.- O Grupo Schwarz, holding que detém as cadeias de distribuição Lidl e Kaufland, confirmou a criação de uma empresa de transporte de mercadorias própria para movimentar os seus produtos, com o objectivo de flexibilizar a gestão de grandes volumes de carga sem depender de terceiros partidos. 

Especificamente, o grupo registrou a marca Tailwind Shipping Lines no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (Euipo) e pretende colocar seus próprios navios em serviço até meados de 2023, conforme relatado por vários meios de comunicação alemães.

De acordo com o registo comunitário, o objecto da nova empresa abrangeria o transporte de mercadorias e marítimo, mas também o transporte aéreo, bem como os serviços de handling para importação e exportação.

“O objetivo é poder gerir o volume crescente de diferentes centros de produção a longo prazo com mais flexibilidade”, disse à publicação VerkehrsRundschau o Gestor de Operações Logísticas do Lidl, Wolf Tiedemann . Desta forma, a Schwarz quer apoiar as fábricas que produzem muitas mercadorias, mas muitas vezes têm que esperar semanas pelo transporte.

A intenção da empresa-mãe do Lidl é desenvolver serviços marítimos que incluam a compra de contentores e o afretamento e até compra de navios porta-contentores para tentar manter uma “cadeia de abastecimento muito instável devidamente abastecida e garantir o fornecimento de mercadorias a todas as nossas delegações”, segundo o porta-voz da empresa.

O grupo alemão tem atualmente um tráfego de cerca de 400-500 TEUs por semana, destinados a entregas na Alemanha ou noutros países europeus, segundo dados do Executivo Marítimo.