O que falta ao PS-M


E m mais de 40 anos, o Partido Socialista da Madeira nunca conseguiu, sobretudo por erros próprios, fazer e mostrar a diferença em relação ao psd-M. Crise após crise, nunca o ps-M, afinal é mesmo ps-M e nunca PS-M, conseguiu marcar diferença e fazer uma oposição diferente ao psd-M. Porquê ?

Sobretudo porque quem olha para o ps-M, vê desde quase há gerações os mesmos rostos, os mesmos nomes. O psd-M, fruto de lutas internas QUE APENAS SE NOTAM NOS PERÍODOS PRÉ-LEITORAIS, vai renovando e chamando a si nomes diferentes, mesmo que “independentes” à medida. O ps-M não. 

No psd-M existe ordem unida. No ps-M existe uma tropa fandanga. No psd-M existe um líder. No ps-M existem vários líderes (e é caso para dizer que em quase cada socialista existe um pretenso líder)

No psd-M, mesmo que mal, o líder tem uma “ideia (umas luzes mesmo que fundidas). No ps-M, nenhum líder teve ideia alguma. Têm ideias avulsas, estão mal preparados e, no final, o que interessa é que interesses pessoais e profissionais (para o futuro) sejam mantidos.

O psd-M não tem ideias para a RAM. O ps-M nem sabe o que acontece ao lado, dentro e fora da RAM. No psd-M existe sentido de reunião antes de eleições. No ps-M, existe sempre sentido de mostrar, cada líder, a reunião dos seus (muito poucos)

No psd-M existe estratégia. No ps-M existe brincadeira. No psd-M existe tática (sempre a mesma, de usar o partido e a RAM para alguns). No ps-M, existe a tática de usarem a RAM e o partido psd-M/ps-M para os mesmos.

O psd-M usou o ps-M para fazer a grande coligação de interesses da RAM. O bloco central do regime. O ps-M usa o psd-M e o regime para manter os seus poucos interesses.

No psd-M trabalha-se para ganhar. No ps-M, trabalha-se para perder por poucos (e acharem que os líderes nacionais fazem diferença ).

No psd-M tudo é possível para se manter no poder. No ps-M, tudo é possível, para se manterem na oposição. No psd-M “divide-se para reinar”. No ps-M, divide-se para se manter.

No psd-M luta-se. No ps-M finge-se que se luta. No psd-M trabalha-se. No ps-M apenas se queixam (que os não deixam trabalhar !!!! ).

No psd-M a lealdade existe (sobretudo após e antes das eleições). No ps-M, a deslealdade e irresponsabilidade é o comum. O psd-M naturalmente tem a sua marca (irresponsável, incompetente, misógina ) na RAM. O ps-M não marca, nem deixa marca, exceto aqueles que o usam para benefícios pessoais.

No psd-M existe “toque a reunir”. No ps-M existe “toque a debandar”.

Nunca o ps-M (mesmo um PS-M) fará diferente, ou ganhará a região, usando as mesmíssimas táticas e pensamentos/ações do psd-M. O ps-M é afinal o menino bonito de um psd-M, que para mostrar a todos que na RAM existe liberdade e jogo politico limpo, atira uns “ossos” aos mesmos de sempre do ps-M, mas ficando para si com a “carne” da RAM.

Afinal, dá jeito ao psd-M, ter um “bobby” amestrado, que late sempre que o dono pretende. É assim desde há mais de 50 anos. E vai continuar.

No psd-M já se descobriu que é usando “os independentes” do cds que se governa. No ps-M ainda acham que vão ganhar sem uma oposição unida. Porque este ps-M não tem perdão. Mas como o psd-M, as culpas são sempre dos outros, nunca deles.

Afinal, naquilo que interessa a todos e nas grandes questões de fundo, lei das finanças regionais, estatuto da autonomia, monopólios, CINM, área social, ps-M e psd-M apenas se distinguem porque uns têm militantes a governar e outros militantes a queixarem-se de que querem governar da mesma forma.

Afinal, o ps-M é um partido que é um reflexo do psd-M. Apenas não estão a governar. Por isso, com este ps-M, porque trocar?

Afinal, este ps-M é a face da mesma moeda do psd-M. Com os mesmos tiques, mas porque não governa e pela amostra dos pretendentes ao “trono2, com os mesmos toques. Uma pena.

Luís Matos

Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 14 de Agosto de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira