Caminho das Ginjas, realidades (com vídeos)


P ara aqueles que estão a favor e não conhecem a realidade, para aqueles que dizem que a estrada já existe e é só preciso fazer alguns melhoramentos, para aqueles que “só chegaram agora”, peço leiam pelo menos estes dois textos e se forem verdadeiramente interessados pesquisar no site do CM:

NÃO, não existe uma estrada mas sim uma caminho aberto nos anos 80, e em 2022 não me parece que precisemos de mais uma estrada, com as serras cheias de infestantes basta ver o amarelo da Carqueja e Giesta (link), Mimosas/Acácias, Eucaliptos em quase toda a ilha. Resta-nos uma cada vez mais pequena mancha de Laurissilva, aquela que é a melhor fabrica natural de produção de água, que mantém a humidade do ar, que sustem o solo e previne deslizamentos de terras. Está comprovado que o risco de incêndio e propagação de infestantes aumenta exponencialmente com construções de estradas, já temos estradas suficientes em toda a ilha, e algumas que passam pela floresta Laurissilva. Vamos destruir mais 80 hectares de floresta (?), equivalente a 80 campos de futebol, numa altura que chove menos 50% do que o normal e a temperatura média do ar está a aumentar. Até o EIA (link) diz que o risco de incêndio é maior nos terrenos agrícolas abandonados.

Partilho convosco alguns vídeos. José António Garcês Presidente da Câmara de São vicente diz: “Não será feito nenhum muro de pedra” 60% do projeto será com muros de pedra. Vejam a destruição que será feito aqui, o caminho existente não tem mais de 2,5mt, e a parede á esquerda será toda destruída pelo menos em 2mt para dentro.

Vídeo #1

José António Garcês Presidente da camara de São vicente diz: “não será arrancada uma única árvore em todo o seu percurso” vejam a quantidade de flora que será destruída.

Vídeo #2

Miguel Albuquerque diz: “Cada vez que temos pluviosidade arrasta uma carga de materiais sólidos que destroem a Laurissilva”

Vídeo #3 

Partilho quatro endereços para contestar o concurso para a construção da estrada das Ginjas, em Portugal e junto da União Europeia, qualquer pessoa pode fazer, em nome individual, coletivo ou anonimo:

  1. Agência para o Desenvolvimento e coesão, em Lisboa: agencia@adcoesao.pt
  2. Para queixas na Comissão Europeia, sobre violações de Direito da EU: https://ec.europa.eu/assets/sg/report-a-breach/complains_pt
  3. Para queixas no OLAF sobre fraudes com fundos da EU: https://fns.olaf.europa.eu/main_pt.
  4. Para queixas sobre crimes no uso de fundos da EU: https://www.eppo.europa.eu/pt/comunicar-um-crime-procuradoria-europeia

Temos o dever cívico de parar este atentado, se não houver dinheiro da EU não haverá estrada.

Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 3 de Julho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira