A TAP é segura?


Esta carta é enviada de boa fé de um passageiro regular da TAP. Peço publicação.

A engenharia da TAP no nosso país foi em tempos uma joia da coroa, ao contrário da congénere e má aposta no Brasil. Com boa fama, oriunda de bons serviços, a TAP manutenção de aeronaves cuidava da companhia nacional e ainda aceitava trabalhos de outras companhia, algumas como a Lufthansa (para quem sabe o que isso significa), era de cliente exigente que fundamentava a qualidade.

Em pouco tempo, a manutenção da TAP passou por várias fases, a falta de técnicos pelo aumento da frota, a superior redução de técnicos ("mais além") por conta do apoio da União Europeia que exigia reestruturação, a saída de mais ou menos 100 técnicos para redução de custos (um verdadeiro pitéu para outras manutenções (link), a falta de técnicos para manter menos aviões na companhia que, como resultado, coloca a TAP a solicitar serviços externos (à Eslovénia por exemplo, link), em suma, a entrada de uma área rentável em déficit a todos os níveis.

Eu nunca entendi nas Troikas a capacidade de venderem os melhores ativos do país, geradores de lucro, de fundamental importância para a unidade nacional básica ou de evitar despesa, tal como também não entendo como alguns apoios para serem dados, implicam reduzir ou alienar os pontos mais rentáveis da companhia aérea TAP.

Agora a "vaca fria", nestas últimas semanas tenho presenciado na comunicação social generalista alguns voos da TAP que regressaram à base por avaria (só um foi por uma morte) e outros que não saem do chão ou a horas por avaria. Pode ser mais notícia, uma vaga na rotina. Também aqui no Funchal. Não é difícil de perceber a resposta que terei à pergunta se for alguém da TAP a responder. Esconderão qualquer insuficiência (caso exista) com os padrões de qualidade, de que a aviação segue regras rigorosas, que nenhum avião fica sem manutenção na rotação programada, etc. Sabem que esse ponto é fulcral. Mas, porque há mais notícias deste tipo? Não falo de idiotices de cavilhas no trem da frente. Paralelamente, a um nível superior de entendimento da aviação, nas redes sociais e blogues, observa-se a condescendência de quem ama a aviação, dá os factos mas não quer retirar conclusões.

A TAP está a ficar sem identidade e valores, ainda há clientes afetos a eles e fidelizados por isso. A TAP está de costas voltadas com zonas do país (Porto) e a Ibéria é que se torna "bandeira" da região? Não há turismo no Porto? Só queremos que a TAP seja competitiva, justa no preço, que acabe o mau trato aos passageiros por chico-espertismo, que regresse o serviço de bordo, que garanta segurança para além das palavras, que se esmere pela pontualidade, zelo nas malas, aviões novos já temos esperemos que com manutenção de qualidade e não um proforma a baixo custo. E com isto, mais uma ressalva, sim sei como estão os aeroportos e a influência sobre os voos. Estou a falar a contar com todos os pormenores e até a ser gentil...

Eu cliente regular da TAP quero a TAP competitiva oferecendo mais do que as Low Cost, atendimento por exemplo! Justiça, integridade, eu odeio cada vez mais o chico-espertismo da TAP, é o que mais me corrói a fidelidade. Eu não quero uma Low Cost. Quero uma companhia onde pago de bom grado um pouco mais sem todos os inconvenientes das Low Cost. Não quero uma TAP que quando comparada com uma Low Cost não consegue a mesma pontualidade, onde o custo benefício não se encontra...

Talvez seja da Opinião Pública se manifestar, em favor da TAP, porque isso ajuda a Administração a enfrentar as tolices da "Troika" e do Governo.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 29 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira