A superpoluição ronda os mares da Madeira, chama-se "plastitar".

 

F omos surpreendidos há poucos dias com a notícia de navios a trasfegar petróleo russo bem perto da Madeira, é uma ação de risco e, desconhecendo as nacionalidades das tripulações, o que é russo arrepia-me porque vejo um sentimento de que só eles contam a fazem o que lhes apetece, em desrespeito pelos outros e depois resolvem mentindo. Desculpem, é a imagem do governo e nestas questões de logística, para vender a principal fonte de receita, assumo russo como governo russo. Agora vamos ao "Plastitar".

Os cientistas americanos estão a observar duas formas de poluição oceânica que se estão a fundir e a formar uma espécie de superpoluição. A primeira observação foi na baía de São Francisco, nos EUA, mas ela já foi detetada nas Canárias. Basicamente os plásticos (microplásticos) e alguma forma de óleo combinam-se criando uma nova superpoluição. Se os plásticos e microplásticos representam uma ameaça significativa à vida marinha e ao ambiente costeiro, o crude não lhe fica atrás, o que significa e o que ataca esta nova forma de poluição?

Depois de descoberto o novo problema, as pesquisas levaram à descoberta de altas concentrações em mar aberto e encontraram uma situação idêntica à da Baia de São Francisco num estudo efetuado nas Ilhas Canárias. Lá observaram microplásticos perigosos incorporados em bolas de alcatrão com proveniência de derramamentos ou lavagens de porões de navios ou oleodutos.

A nova forma de superpoluição foi designada por “Plastitar”, o processo que agrega microplásticos ao petróleo denso. Devido à passagem dos navios por algumas das águas com maior biodiversidade do mundo, acabam por ameaçar na mouche a biodiversidade com mais este problema.

Acontece que os investigadores que estiveram nas Canárias não quiseram afirmar que o “Plastitar” esteja limitado às Ilhas Canárias. O certo é que nunca vi isto falado na Madeira nem vejo pessoas no terreno. Ponho a debate no CM.

Quando estava a escrever este texto vi que deram na CNN Portugal este problema, se no CM conseguirem me apoiar agradeço.

Comentário CM: Caro Autor, adicionamos o vídeo depois mas entretanto temos este link em inglês.
Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 15 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira