A queda dos sindicatos com elementos comprados


Há muitos teóricos, "deitar a mão" a desempregados,
parece os apoios de milhões do Rui Barreto, só
chegam aos oligarcas mas a estatística dilui por todos.

Bom dia caros amigos do CM, segue uma exposição sobre sindicatos e sindicalismo. Peço publicação.

H oje li 3 vezes o mesmo artigo, isto acontece a muita gente, dos que ainda leem os matutinos para perceber aonde os jornais do Calado, do Farinha e do Sousa querem chegar. Eles mastigam muito, tanto que parecem a Nova Gente ou a Caras.

Primeiro li para perceber se o título na capa foi um excerto doloso para a imagem do sindicalista. Depois voltei a ler para perceber se um sindicato é contra regalias sociais que andam tão baixas, numa população cada vez mais pobre e com mais de metade dos desempregados (58%) sem receber absolutamente nada. Interpretar ajuda a alcançar o grau de devastação da sociedade, poucos recebem subsídios sociais e eles não dão para viver, a menos que alguns gostem de uma vida bem rasa.

Depois voltei a ler para perceber se a criatura "importada" no dia de hoje estava a ser a difusora de mais ideias tolas nesta região. Parece que ninguém quer perceber como a Europa com fome de trabalhadores, qualificados ou não e a pagar incomparavelmente melhor, está a provocar o êxodo de uma terra de meia dúzia. Se todos os bem instalados não querem ir pela verdade, a contribuição negativa para os próximos Censos é uma realidade.

O pensamento é este, para ser escravo, que seja um escravo bem pago mas não nas patas destes DDT com um Governo Regional que lhes é assistencialista e de uns sindicatos, em boa parte, com elementos silenciados por benesses.

Quanto mais se trabalha por um vencimento miserável nesta terra, quanto menos poder de compra existe pelos impostos e a inflação, mais falam de vadios à sombra do subsídio. Até os sindicatos! São do regime? O trabalhador e o desempregado continuam a ser ofendidos como vadios. Os desempregados, na larga maioria de meia idade, rejeitados, contam como sem subsídios, porque os novos, que nem descarregam o nome na Desemprego, estão a ir embora, só deve ficar os que rodam em vínculo precário como gostam os DDT.

A melhor maneira de rebentar sindicatos é fazer o que o Governo Regional faz com alguns, "compra" elementos dos seus "Politburos", que como sabem, é o comité executivo dos partidos comunistas. E se a primeira é grave a segunda é ainda pior, para isso basta refrescar a mente com a cristalizada posição do PCP na guerra com a Ucrânia, a favor da Rússia, para agora se situar contra a guerra num beco sem saída da retórica. Na análise laboral é igual. O tempo parou no PCP, em tudo, até na perceção laboral. Deve ser essa a razão da longevidade do seu líder, consegue se manter na era soviética e enxergar imperialismo nos outros ... menos nos russos.

Voltando aos sindicatos, sim, há elementos que condicionam a sua posição em muitos sindicatos porque recebem benesses na sua vida privada e jeitos na sua profissão, é a forma tradicional de arrastar a asa deste governo, silenciam muitos comprando a inação pelo medo de exercer a função e depois perder a regalia. Conheço alguns, são as ratas velhas. É evidente que não são todos do PCP, também tem do PS e outros sem filiação partidária. Poderia denunciar mas vou ser misericordioso.

O importante é dizer que muitos desistem dos sindicatos, de pagar quotas aos sindicatos, porque o dinheiro faz falta e porque quando precisam deles observam mais a obstaculização dos casos para não fazer nada do que sentir solidariedade. Os sindicatos estão a morrer devagarinho e vão continuar. É por isso que os DDT que controlam de alguma maneira o Desemprego, Direção Regional do Trabalho e da Ação Inspetiva, a ARAE, etc, ganham por inação. Controlam por influência direta dando ordens, por autocensura, pelo medir do que se perde pessoalmente para achar que todos os outros, à sua responsabilidade, ... se devem lixar. Olha tachismo no sindicalismo, depois de usar o sindicato para vadiação, como muitos no GR que são chamados Destacamentos ou Mobilidade Externa.

Mais uma vez, vemos a corrupção e destruição das instituições da nossa democracia a servir a bel prazer muitos DDT, grandes e pequenos.

Despedir foi fácil e a pandemia deu coragem para mudar de vida, tudo tem lógica. O que não tem lógica é este PCP que assume posições favoráveis à narrativa do poder na região e que ataca regalias e subsídios sociais na mesma narrativa do poder, que assiste aos vencimentos baixo em favor do seus amigos DTT. Não é a primeira vez que o PCP na Madeira faz campanha que beneficia a mentira e o poder. Há muitos que fingem combater o poder mas a sua campanha é contra a oposição.

Há muito que a leitura e interpretação dos factos deixou de ser linear, há muito jogo de interesses entre poder, oposição e sindicatos, temos visto com a quantidade de vendidos na oposição, existem para sabotar a oposição. Parece que todos têm preço mas não coluna vertebral. Alguns sindicalistas parecem governantes, pela Madeira e pelos madeirenses e levam a melhor parte. Também o sindicalismo precisa de limpeza, alguns perpetuam-se visivelmente ou na penumbra.

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 27 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira