Os concursos públicos da CMF

Ainda está para nascer um executivo
que realize concursos públicos sem estarem viciados...

N ão deveria ser motivo de espanto, mas depois da tal proclamada transparência nos concursos públicos de diretores e chefes de divisão, proferidas pelo atual Presidente da CMF, esperava-se no mínimo outra postura.

Ainda estão os concursos a decorrer e, os "escolhidos" por este executivo, já proclamam o seu novo cargo sem respeito pelos colegas que ainda nem cessaram as funções. É o cúmulo já estarem em mudanças e alterações para os novos gabinetes e até escolherem os funcionários com quem querem trabalhar. 

O atual Presidente disse, publicamente, que a maioria dos departamentos seria constituída por quadros e funcionários da CMF:

Não haverá, na grande maioria, novas contratações mas sim valorização dos recursos humanos já existentes", disse também "os cargos serão ocupados por pessoas que já estão na Câmara.

O que está a acontecer é um verdadeiro atentado, um assédio moral e profissional na valorização dos trabalhadores da CMF, quando o atual presidente disse publicamente que "todos os funcionários da câmara podem e devem concorrer para os lugares de chefia, 99% dos cargos serão exercidos por pessoas já internas" e ainda disse que é "um processo transparente e simples".

Pois Sr. Presidente, mais transparente e simples não pode ser, sabe-se que os lugares de diretores e de chefes de divisão já estão escolhidos pelo executivo enquanto estão a decorrer os concursos, encontra-se visível aos olhos e audível aos ouvidos de todos. 

Internamente, é uma dança de cadeiras, abre o procedimento e ficam os mesmos (ou dá-se lugar às amigas), os amigos e amigas do Governo veem ocupar os lugares que deveriam ser dos trabalhadores da CMF. Esta situação compromete seriamente o profissionalismo dos técnicos da CMF e as suas capacidades de trabalho. 

Para os amigos escolhidos que ainda não têm o tempo obrigatório de experiência profissional (os 3 ou 4 anos), não se abre para já o concurso e aguarda-se que passe o tempo necessário, é o cúmulo!

Aos técnicos que estão na CMF há mais anos, não lhes é dada uma oportunidade, não contam com a sua experiência e profissionalismo. Aos “amigos” que ainda não têm o necessário tempo de experiência para concorrer e assim arrastam-se os concursos, ainda devem estar a receber horas extraordinárias pelo seu mérito profissional e não pela amizade. 

Será que os escolhidos continuarão a realizar os seus trabalhos privados durante o horário de expediente usando os recursos camarários pagos por todos nós?

Outrora, os funcionários puseram o Presidente a "andar", aquele que dizia ser de "Confiança". Esteve na presidência, não teve consideração, nem deu motivação aos seus trabalhadores, o mesmo poderá acontecer ao atual Presidente. Valorize quem trabalha, valorize os trabalhadores, não "emprenhe pelos ouvidos", há sempre os dois lados.

Aconselho a ter sempre a seu lado os trabalhadores da câmara, mas com este tipo de concursos fraudulentos e viciados, já está a perder pontos...

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 10 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira