O Túnel Curral das Freiras – Boaventura, já vi este filme

 

N este momento, já estão os tubarões a comprar casas e terrenos agrícolas em saldos, depois a câmara de São Vicente dá um jeitinho na alteração do PDM para construção de moradias e empreendimentos de luxo a meio da Laurissilva, alguns para os próprios,  outros para vender a estrageiros. Até o dono da obra (abAFA claro) compra o terreno onde vai ocorrer a obra e inclui no orçamento ao dobro ou triplo, depois vem a construção (nada a ver com os expropriados dos terrenos do novo Hospital).

Ali ainda existe um dos poucos ribeiros da ilha com água pristina, vai a poluição direta para o mar, e quando vermos filmagens/fotos da água do mar castanha, de certeza virá a Senhora Prada dizer que são algas, e lá se vai lapas, peixe e todo um ecossistema marítimo e terrestre, as alterações climáticas estão aí.

De lembrar que ali nasce uma das mais extensas e importantes levadas da Madeira (Tornos) e consequente aquífero. Depois virá a proposta de mais um teleférico, como já foi anunciada sua pretensão por um elemento da câmara de São Vicente. E a população da Boaventura, onde entra neste empreendimento? Seguramente será – “ganhar uma saída mais rápida para o Funchal”, eu digo antes ganhar uma saída mais rápida para o aeroporto para imigrar.

É impressionante como o Presidente do Governo, numa entrevista aquando da sua visita à Ribeira Brava, afirmava que “tínhamos de investir para o estrageiro vir para cá morar gastar/consumir” mas quem? As construtoras do regime, já por si só... bem da vida. Vem aí eleições em 2023, temos alternativas,  poucas mas temos.

E investir para que quem emigrou possa regressar?

Porque não, dar formação e incentivos às pessoas que por lá moram ou têm casa mas estão imigrados a fazerem Alojamento local/rural? Recuperando casas, caminho real, percursos pedestres, ou pagarem o preço justo pelos produtos agrícolas?  

Já sabemos que a “máquina” da construção emprega cerca de 15 mil madeirenses, mas temos de mudar este paradigma, uma parte ficaria na manutenção das estradas tuneis já existentes, outra na limpeza das nossas serras, corte de infestantes e plantação correta de plantas/árvores, um projeto a 30/40 anos ninguém irá para o desemprego. O senhor Avelino apenas muda da cor Cinzenta/negra para o verde e continua milionário. Que deixaremos às gerações futuras? Estradas teleféricos e mais pobreza. Acorda povo.

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 10 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira