Ferries nas Canárias até dói


A s Canárias não se cansam de somar ligações à Península, abriu uma nova rota Cádiz - Canárias, o contrato é por dois anos e começa em junho. Duas situações ressaltam à vista, que não há contratos sem revisão como o Lobo Marinho para o Porto Santo e que, se dividirmos o número de habitantes das Canárias (com que tantas vezes argumentam na Madeira) pelo número de rotas, diz-nos que o mesmo passageiro não pode viajar em todas as soluções ao mesmo tempo, o que significa que há dentro do nicho de mercado muito mais economia para cada parcela disputada por navio. Mas também diz que as Canárias contam e que desde Espanha continental há uma fluidez económica tremenda. Faz-me pensar no número de voos que vemos no Flightradar24... A Madeira seria outra sem tantos monopólios, muito mais agressiva e competitiva.

É interessante como alguns numa ilha, como a Madeira e o Porto Santo, consigam argumentar contra transportes. Para o aéreo podem trazer a Ryanair mas para armadores mais competitivos no transporte marítimo não. Também faço o reparo da "via sacra" da nova linha Cádiz - Canárias, a distribuir desenvolvimento e ligações em muitas escalas. É uma mentalidade completamente diferente. Lá a economia é aberta, cá o Governo não se preocupa com os cidadãos que estão a empobrecer, fazem um alarido com o Lidl que vai transportar mercadoria ao monopolista de sempre, o que já de si condiciona preços.

O que conta é que, a partir de junho, a Naviera Armas Trasmediterrânea realizará um itinerário fixo de nove escalas em cinco ilhas numa frequência semanal, que começará todas as terças-feiras às 14h00 no porto de Cádiz.

Mas se falamos de ligações, eles também se preocupam com os navios, a maior capacidade de propulsão do navio Ciudad de Valencia permite que a duração da viagem seja encurtada em três horas (aqui demora-se mais para o consumo no bar). O navio, às quartas-feiras, pelas 16h30, estará no porto de Arrecife (Lanzarote); às 20h00 em Puerto del Rosario; às quintas-feiras às 02h00 em Las Palmas de Gran Canaria e às 08h30 em Santa Cruz de Tenerife. Nesse mesmo dia, às 21h30, chegará ao porto de Santa Cruz de La Palma. A viagem de volta começa todas sextas-feiras às 16h em Santa Cruz de La Palma. Às 21h30 estará em Santa Cruz de Tenerife e às 6h de sábado em Las Palmas de Gran Canaria; às 17h00 em Puerto del Rosario (Fuerteventura) e às 21h00 em Arrecife (Lanzarote). À 01h00 de domingo, continua a viagem de regresso a Cádiz, onde chega às segundas-feiras às 07h00.

O que ganhamos em afastar o ARMAS da Madeira, não poderíamos estar nesta solução e alargar o nosso mercado? E já repararam que dizem que é o navio com mais capacidade de carga? Já disseram tudo!

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 6 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira