Do Betão ao Bit


T udo isto cheira a esturro! O Programa de Recuperação e Resiliência, conhecido por PRR pelos amigos do costume, prevê investimentos de 114 milhões (sim milhões!!!) para a transição digital, isto é, nada que já não se fale há mais de 20 anos mas que teima em não funcionar.

Lá portais de E-Government existem em Portugal e na Madeira mas os resultados e a eficácia destes não passam de logótipos de serviços em páginas que não funcionam. Para ser honesto, funcionam os cliques do rato mas os resultados não!

Desde que me lembre e que se investe milhões na modernização da Administração Pública, com sites que até à data provaram que não servem para nada, que esta área de investimento é buraco sem fundo! Há quantos anos é que existe uma Direção Regional de Administração Pública e da Modernização Administrativa? O que mudou? Os procedimentos? Gasta-se menos papel? Ficou tudo mais rápido?

Em termos de Saúde, alguém já conseguiu marcar uma consulta online no portal do SESARAM? Ou ficou-se pelo telefone, a ouvir uma “musiquinha”, enquanto espera horas pela boa vontade de um Assistente Técnico do Serviço Regional de Saúde para lhe atender a chamada? Será que vai ser possível pedir a renovação de um receituário sem ter de ir a um médico de família, que por acaso ainda não existe? Vão dar Inteligência Artificial aos médicos do Serviço Regional de Saúde?

Já estou a imaginar um novo Portal de Saúde na internet com várias questões para o utente: “Sente falta de ar?”, “Sim?”, “Tem uma dor no braço no esquerdo?”, “Sim?”, “Você ainda não sabe mas vai morrer se não marcar uma consulta urgente no Privado!” 

Fora de brincadeiras, os mais distraídos ainda não repararam que há um interesse suspeito de empresas do costume, que no passado já provaram serem apenas sorvedoras dos dinheiros públicos? Depois de muitos escândalos de empresas tecnológicas, exige-se que os projetos sejam auditados pela Comunidade Europeia com maior rigor e penalização agravada para os prevaricadores do costume. À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.

Em termos Administrativos, vai ser possível ao cidadão infoexcluído tratar de qualquer documento sem acabar por tirar um ticket com o número para ser atendido na do Loja do Cidadão? E os funcionários da Loja do Cidadão vão de férias para o Dubai?

Fica o aviso! Tudo isto vai dar em cu (desculpem o termo mas é merecido!) e, daqui a uns anos, continuaremos a sonhar que a Inteligência Artificial chegue aos políticos porque será o único modo de nos livrarmos deles! 

Não nos esqueçamos de que o Betão contabiliza-se em metros cúbicos! E o bit? Em bitcoins?

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 11 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira