Apresentação do Livro Direitos não Confinados

N o próximo dia 29 de Maio, pelas 10.30h, o livro Direitos NÃO Confinados será apresentado na Sala do Carmo, da Igreja do Carmo, Funchal, à Rua do Carmo nº 1, com a presença dos coordenadores do projecto, Verónica Parente e Frei João Costa.

A apresentação do livro estará a cargo do Dr. Alberto João Jardim.

O livro versa sobre os Direitos da Criança cuja convenção foi adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990.

Este projecto nascido em contexto pandémico foi protagonizado por Frei João Costa, Verónica Parente e um conjunto de 56 crianças e suas famílias, a quem foi proposto fizessem uma breve reflexão, sobre um dos seus direitos, desde a perspectiva singular do seu olhar.

A obra é ilustrada pelas próprias crianças — a maioria é portuguesa, mas incluiu ainda uma timorense, uma refugiada moçambicana, uma menina com necessidades educativas especiais e algumas emigrantes - e por Kiko Salcedo, jovem catalão portador de paralisia cerebral.

Álvaro Laborinho Lúcio escreve na abertura obra: «Direitos Não Confinados constitui, só por si, importantíssimo contributo para que se vá consolidando o conhecimento e o respeito pelos direitos da criança que, uma vez libertada da qualidade de simples «menor» - que tanto a foi diminuindo como pessoa - surge agora, perante o adulto, como um outro, um verdadeiro sujeito, portador de dignidade humana, com direito a participar activamente num mundo de todos, independentemente da sua idade».

A interpretação de cada um dos artigos da Convenção é acompanhada por uma oração em tons poéticos criada para esta ocasião.

Frei João Costa é Prior da Igreja do Carmo de Braga.

Verónica Parente é Animadora Sócio-Cultural no Gabinete de Atendimento à Família (Viana do Castelo).

Contatos: frei João Costa 962 671 053 e Verónica Parente 969751994

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 28 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira