A sinistralidade é, na maioria dos casos, falta de respeito pelo próximo.


H oje o tema sinistralidade, sobretudo na Via Rápida, tem destaque no JM e indicam que mais velocidade gera mais acidentes e feridos com gravidade. A velocidade tem influência mas o maior problema é o desrespeito pela sinalização e a selvajaria na condução.

Isto não é novidade mas é preciso dizer porque a polícia, apesar de tantas queixas, não se mexe para cumprir com a sua parte. Na Via Rápida vemos o estado da sociedade, ultrapassagens arriscadas com retorno à via da direita sem observar a distância do carro que acabam de ultrapassar. É vir na esquerda e fazer uma diagonal para sair da Via Rápida atravessando-se à frente de outros carros que vêm na direita. È falta de sinalização luminosa nos veículos. É o contraste entre os muito lentos e os que vão a 150 ou 200km. A falta de via de aceleração e desaceleração (percebo as contingências), há sítios onde não se consegue entrar na Via Rápida por falta de aceleração consentânea com os que já circulam. É o excesso de sinalização vertical e dos rails de proteção que tapam a visibilidade nas entradas. São os carros a altas velocidades onde os condutores ocupam as duas faixas para poder controlar o carro, ora à esquerda, ora a direita e ora com a linha separadora a meio do carro. É o medo que os selvagens donos da via incutem noutras pessoas pela condução agressiva, a aparecer e a desaparecer dos espelhos, é usar o ruído para intimidar, é ir dentro das velocidades legais e passar algum por nós que abana-nos o carro e desaparece... Por último, desmistificar que ultrapassar, naturalmente pela esquerda porque há pela direita também, implica continuar a respeitar as regras todas, inclusive de velocidade. Não conheço licenças de condução exclusivamente à esquerda para supostos sobredotados. Quando alguém ultrapassa, cumprindo as regras, não tem que aturar outro atrás encostado a fazer sinais de luzes, simplesmente cumpre também com as regras e deixa fluir, chegará o seu momento. Alguns desde que não estraguem os 150-200km/h pouco se importam com os acidentes que deixam atrás.

Tem estado em voga o desassossego do Funchal nas noites, com ruído e violência, desacatos e vandalismo, droga e sexo, eu não separaria a condução agressiva na Via Rápida destes sintomas. Há falta de respeito pelo próximo.

Eu sou a favor dos radares na Via Rápida, já é tarde, porque muitos não se corrigem com os avisos e a polícia não atua! Basta ver naquela situação mais simples do ruído dos aceleras de escape livre, tanto de motas como de carros.

Desculpem dizer isto assim mas, a sinistralidade nas estradas, padece do mesmo medo das autoridades em relação ao tráfico de droga nesta ilha. Há protegidos! Assim os prevaricadores impunes riem-se de todos. A novel política trouxe uma onda de abusadores.

Nota: e os estrangeirinhos nas rotundas sempre pela direita! Qualquer dia fica regra para quem cumpre não perder em caso de acidente!

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 19 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira