Teleférico do Curral das Freiras as prioridades


E m primeiro lugar, quero dizer que sou do Funchal e que esta cidade pertence a todos os madeirenses, como o Curral das Freiras também pertence a todos os madeirenses. Em segundo lugar, pago os meus impostos e contribuo para o orçamento regional, e por isso, tudo o que é investimentos e projetos do Governo Regional com dinheiros públicos eu tenho direito, como qualquer um contribuinte, de comentar/reclamar.

Gostaria que me explicassem a lógica do GR expropriar terrenos para que um privado investa e, segundo o debate televisivo, ainda não existe nenhuma proposta concreta. E se não houver nenhum interessado como ficamos? Com centenas de milhares de euros do Orçamento Regional investido.

Na saúde, o Curral das Freiras já tem mais do que uma ambulância? (link de notícia) Se existe dinheiro para um privado investir, não existe para comprar 2 ambulâncias? O Centro de Saúde está em condições? Material e pessoal médico suficiente? Lares de terceira idade? Estão largas centenas de idosos em lista de espera para conseguir uma vaga em toda a ilha.

Segurança, uma alternativa rodoviária, o Sr. Presidente de Câmara de Lobos disse que estava no orçamento regional mas para quando? Onde está o projeto? E comparar o impacto visual das vias rápidas (utilidade para toda uma população) com o impacto visual do teleférico é apenas e só uma NÃO comparação

O Helicóptero em caso de incêndio poderá atuar com aqueles cabos todos?

Agricultura é prospera? Conseguem escoar todos os produtos a preços justos? O problema da mosca da castanha está resolvido? Quase 80% da produção nos últimos anos foi afetada e, Sr. Secretário da agricultura, não venha prometer mais subsídios, os agricultores não querem subsídios, querem soluções. 

O EIA mais uma vez pobre e com varias lacunas, com medições de ventos e nevoeiros na estação do Funchal, faz lembrar aquando da obra da Marina do Lugar de Baixo que utilizaram as boias ondómetro do Caniçal como referência. O sr presidente do IFCN disse que a Freira da Madeira entra predominantemente pelo Norte da Madeira, mas também entra pela zona do Curral, é considerada uma das aves mais raras do mundo, com apenas 65 a 80 casais, para si é aceitável que se perca 6/7/8 casais? É uma vergonha para o cargo que ocupa. É pena que as redes sociais e o CM só existam há relativamente pouco tempo, existe muita obra que não avançava de certeza.

No debate televisivo, falou-se que para o teleférico ser viável são precisos 300/400 pessoas por dia, ora sabemos que os navios de cruzeiros normalmente só passam na Madeira no Inverno e Primavera. Já tivemos um exemplo com um parque de aventura na zona do parque ecológico que fechou após 2 anos. Basta analisar no ultimo mês quantos dias de chuva intensa, ventos fortes e nevoeiros tivemos na região. Com o preço da eletricidade sempre a aumentar, este empreendimento vai ser o novo BES da Madeira? É que utilizar tapumes como a Marina do Lugar de Baixo vai ser difícil ali.

E o restaurante privado que tirará muitos clientes que consomem no centro do Curral, e os percursos pedestres por limpar? Muito por fazer antes de sequer se pensar num teleférico.

Mais uma leitura: Teleférico do Curral das Freiras, algumas questões (link).

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 7 de Abril de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira