Rui Barreto demite-se!


R ui Barreto, num curto comunicado à imprensa, informou que solicitou ao Sr. Presidente do XIII Governo Regional o pedido de exoneração do cargo de Secretário Regional de Economia. O pedido surpreendeu Miguel Albuquerque que pediu a Rui Barreto que reconsiderasse a sua decisão devido à sua insubstituível capacidade numa difícil conjuntura económica e de pandemia.

Rui Barreto informou o Presidente do Governo que a sua decisão era irrevogável, adiantou que todos os políticos têm o seu tempo e que o seu terminou. De consciência tranquila, Rui Barreto confessou que serviu com honra e dedicação o seu cargo mas, como não está agarrado a quaisquer cargos, decidiu em conjunto com família que, face ao desgaste político constante de alguma comunicação social, esta seria a melhor opção. 

A Comissão política do CDS reuniu-se extraordinariamente para analisar os motivos que levaram Rui Barreto a pedir demissão e, pelo pouco que transpirou da reunião, soube-se que foi decidido por unanimidade um louvor a Rui Barreto pelos inestimáveis serviços prestados por este ao CDS e à Madeira.

Rui Barreto confessou-se de consciência tranquila de que tudo fez para elevar a fasquia da política na Madeira, com dedicação e muito trabalho, numa pasta muito difícil.

Questionado sobre o que irá fazer, Rui Barreto afirmou que por agora vai descansar e que depois ocupará a sua cadeira na Assembleia Regional da Madeira. Adiantou ainda que foi convidado para professor assistente da Universidade da Madeira para lecionar uma cadeira no Curso de Economia, que é o que mais o motiva neste momento difícil da sua vida.

Miguel Albuquerque, questionado se a demissão de Rui Barreto poria em causa a continuação do Governo, o Sr. Presidente do Governo respondeu que já tinha sido acordado com o CDS a substituição de Dr. Rui Barreto pelo Dr. Lopes da Fonseca, que demonstrou ser uma pessoa com competências na área e que se adapta a quaisquer circunstâncias, pelo que o Governo continuará em funções.

O Correio da Madeira deseja ao Dr. Rui Barreto as maiores felicidades nesta nova fase da sua vida.