JM melhor que o Diário?

 

N unca pensei escrever isto. Depois de um mês a analisar os conteúdos dos dois matutinos, que nesta terra santa à beira-mar plantada se publicam, cheguei à conclusão que o JM está melhor de o Diário. Em quê? Infelizmente em tudo! 

Esclareça-se primeiro que nenhum dos jornais tem uma linha editorial independente das Administrações e do Governo que lhes paga (indiretamente) o ordenado, mas nota-se um certo inconformismo no JM face ao egocentrismo tonto do Diretor do Diário. A psicologia explica que quem se julga o melhor nunca é o melhor!

O JM não tem, nem nunca teve, o número de leitores e a tiragem do Diário mas nota-se alguma irreverência nalguns conteúdos que começam a surgir aos poucos num jornal que sempre foi conotado com o poder. Tirando as tontices de Alberto João Jardim - que já devia ter encostado a esferográfica - as crónicas e os artigos de opinião do JM começam a ultrapassar a qualidade e “independência” dos que se publicam no Diário.

Sejamos justos. Tudo no Diário começa a ser previsível e a roçar o asqueroso. Ninguém, por mais distraído que seja, não deixa de se aperceber da publicidade sorrateira às empresas dos atuais acionistas e à beatificação de Pedro Calado. São constantes as referências à “Gaslink”, “Porto Santo Line”, “Savoy” e ao santo “Pedro Calado”. Se pagam publicidade, que se identifique as “notícias” como promoção ou publicidade como a lei obriga.

Esclareça-se que não morro de amores pelo atual Diretor do JM, por o considerar um lambe-botas do regime, mas amores e simpatias à parte, o JM surpreendeu-me ultimamente pela coragem dos seus subdiretores que deram ultimamente um ar da sua graça mostrando que os jornalistas madeirenses ainda usam o cérebro. Um bem-haja ao Edmar Fernandes pelo seu artigo “Humor Negro” e ao Miguel Silva que no seu artigo “As criptomoedas e os pobres”, mostraram que os neurónios do jornalismo madeirense continuam vivos. 

Last but not Least. Espero que este texto não provoque azia no Diretor do Diário, mas se tal acontecer o melhor que recomendo é uma saqueta de ENO cinco minutos antes das refeições e outra antes de ir para a cama. Ricardo, meu caro amigo, o jornalismo de cama não é credível!

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 9 de Abril de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira