Dois partidos sem vergonha

 

D aqui a pouco acontece o discurso de Zelensky no parlamento português, finalmente, no rabo da lancha, porque não tínhamos órgãos com posse feita. Num país tão pequeno como Portugal, existem variadíssimos partidos, quando grandes países só têm dois e são democratas. Temos uma democracia que vai formando partidos com dissidentes de outros, todos querem um lugar ao sol.

Também temos partidos históricos, cristalizados, perdidos no tempo e ultrapassados pela realidade. Um deles é o PCP que consegue perder votos para a extrema-direita, os antípodas, o que define que o fanatismo deste eleitorado quer corda esticada e não liga a ideologias. Temos partidos novos sem grandes perspetivas de futuro que vão marinando sem extinguir, até um dia serem charneira fácil, o que acontece muito na Madeira com alguns abusadores com um enorme currículo de partidos.

Temos partidos velhos sem solução, um deles é o PCP. Poucos percebem este PCP. As referências do PCP estão derrotadas e o impressionante é que não solta para dar a volta por cima. A União Soviética era comunista mas esta Federação Russa é de extrema-direita, o que nos faz pensar que afinal os votos perdidos pelo PCP em Portugal, para o Chega, não é novidade. O PCP mostra hoje que se revê numa zona geográfica e não numa ideologia, porque ideologia não tem nacionalidade. O PCP poderia muito bem ter condenado a invasão da Rússia na Ucrânia mas, por estupidez, ficou-se, depois a Rússia mostrou a sua mentira, desumanidade, genocídio, a guerra sem sentido e de permanente alteração de objetivos, um país atrasado nos conceitos civilizacionais que recusa a humanidade e a diplomacia, que assenta a atuação no desrespeito pelo direito internacional e demais tratados. É este o sonho do PCP?

Mas, e o Chega? Seu sonho é o modelo russo que o financia? Persegue os instintos de desestabilização dos países para fundar regimes de extrema-direita? Vai mudar a conversa como Le Pen a ver se leva pela certa os incautos? Quer conquistar com desonra e mentira votos? Vai salvar o país como os russos fazem na Ucrânia?

Por mim, PCP e Chega mereciam ser cilindrados por Zelensky, ainda assim, o Chega fica para dar a cara, o PCP não tem cara para o momento, entalou-se. O PCP mostrou que é um partido fanático incapaz de se adaptar à realidade.

Foi mau haver eleições quando precisávamos de Orçamento para arrancar a economia depois do duro golpe da pandemia, mas foi uma sorte a maioria absoluta que PCP e BE proporcionaram e a sua ausência como alicerce ao Governo Português nesta hora. Que Zelensky não tenha diplomacia, estes brandos costumes portugueses permite que alguns não recebam castigo pelos seus atos.

P.S.: José Manuel Rodrigues estará na Assembleia da República, o anti-cristo líder do Governo não, depois da tirada de ontem foi melhor assim, sabemos que gosta de zelar por russos por causa das imobiliárias dos seus oligarcas.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 21 de Abril de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira