Buraco: a evolução da mesma notícia requentada

 

H oje, como tradicionalmente aos domingos, dia de máxima audiência dos leitores que ainda lêem o "dcalado", é dia de enaltecer o testa de ferro, para outros o bezerro de ouro, garante de mais 18 anos de boa vida do DTT, máximo empobrecedor dos madeirenses e principal "pedra" do modelo do século XX, em que ainda vivemos, ornamentado de propaganda nos jornais. Sê russo na Madeira, o problema é que ninguém nos telefona de fora para dizer a verdade. Deixá-los para lá...

À boa maneira das rábulas deliciosas dos jornalistas idóneos do CM, surge um novo episódio de notícias por encomenda ao domingo, sempre estampadas na capa. Hoje temos um buraco de 30 milhões na CMF, estão a ver, só o Calado e a Pedra são idóneos nas contas, o Calado testa de ferro da dívida e a Pedra monopolista das Operações Portuárias que tudo encarece na Madeira, a tal que destrói o poder de compra e que, nesta altura de inflação, ninguém no governo ousa falar ou abater o ónus que nos mata o poder de compra. O Gabarolas Albuquerque, o alfaiate Gouveia das contas à medida ou aquele fantástico economista que é um barrete. Tem piada, só falta Casa do Povo a um...

A notícia em questão fala de "números apurados por uma empresa internacional, credível, idónea e especializada, externa ao município e com vasta experiência na área da auditoria" mas, não merece nome, para que as redes sociais não venham a escarafunchar e se saber que é outra habilidosa como a empresa do Estudo de Impacto Ambiental das Ginjas. O jornalista teve tantas linhas para certificar a idoneidade mas furtou-se de dizer o nome.

Este caso assume-se como "Putinice", inventa-se para justificar e fundamentar, por sorte não foi com "nazis" por causa da marcha-atrás, mais lá estamos no chamo antes que me chames, acuso antes que me acuses. Coloca-se no pedestal a podridão que já todos viram, a que silenciou detratores comprados, a cidade não evolui em nenhuma matéria mas está bem melhor porque muitos se calaram. Mas as obras parecem pipocas, claro que com todo rigor. Depois veremos o resultado quando tivermos uma favela de betão. Mas se satisfaz todos, que alegria, até o turismo observar que a Madeira é uma farsa de medalhas compradas, como bem li esta manhã (link).

Na imagem que envio, no mesmo jornal, de Novembro até hoje, o mesmo buraco parece já ter levado alcatrão, e nem foi preciso o senhor Roberto Vieira, homem destas causas com bananeiras se manifestar. Estranha-se que ninguém o tenha propagandeado, passou de 36 para 30 milhões. Será que é milagre "idóneo" para uma "boa gestão" foi com o empréstimo, sem necessidade de ser contraído, da ETAR que já estava financiada? Ninguém sabe mas se foi... é idóneo.

Outra situação deveras interessante é chamar à capa um litígio como dívida, portanto o juiz Calado não assume os interesse da CMF, faz panelinha com aqueles que no GR fizeram campanha eleitoral em seu favor nas empresas públicas, como foram a ARM e a EEM, sem deixar que se termine a razão na contenda. Assim nem o maior orçamento de sempre, mais os empréstimos vão chegar porque... onde vai diluir o custo? Aumentando a fatura da água? E ninguém vai preso como alguém diria.

Tudo isto se passa com uma Assembleia Municipal que não fiscaliza, uma oposição comprada e silenciada, uma imprensa colaboracionista, jornalistas que se dedicam a destruir a carreira porque têm exemplos como o do senhor Gouveia jornalista e ainda, um eleitorado que quer pertencer à máfia, porque isto dos dinheiros públicos é dos outros.

Ou muito me engano ou pela natureza da subserviência, o antigo jornal das pedras é para queimar, ficando unicamente o de propriedade plena, que se modera, para ser credível num processo a longo prazo.

Por último, percebe-se que a figura do anterior Presidente de Câmara incomoda tanto na CMF como a de Cafôfo enquanto Secretário de Estado das Comunidades no GR. Ninguém pode ter boa áurea na oposição, é preciso vilipendiar, matar, destruir como Putin, porque uma Ucrânia livre e ocidental é mortal por comparação à Rússia, e entenda quem quiser.

Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 3 de Abril de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira