Rússia à rasca, a guerra está a mudar.

 

Q uando sobrepomos os mapas de cada dia da Guerra na Ucrânia, podemos observar que há uma semana que as tropas russas não conseguem avançar e, tropa parada é tropa tombada. As negociações para cessar-fogo são um entretenimento da Rússia para justificar o abrandamento da guerra, enquanto tenta negociar munições e armamento convencional com a China. Os cálculos para uma guerra rápida estão a sair todos furados. É por essa razão que o Presidente dos Estados Unidos fala hoje com Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, para dissuadir a fornecer armas à Rússia.

No campo de batalha, do lado russo, há também falta de altas patentes (major-general) para coordenar as tropas russas no terreno, já foram abatidos 4 e há falta de coordenação, o que provoca mais baixas. Também se está a perceber a falta de transmissão a Putin da correta informação sobre o teatro de guerra, as patentes inferiores não informam com receio das consequências das más notícias a Moscovo. Como se não fosse suficiente, falta comida, combustível e a Turquia não permite a passagem de mais navios de guerra russos pelo Estreito de Dardanelos que, assim, não têm acesso ao Mar de Mármara e ao Estreito do Bósforo que dá acesso ao Mar Negro para finalmente chegar à costa ucraniana e suportar o ataque a Odessa.

A Rússia também está em déficit de unidades (militares) para poder cercar e resolver Kiev como também para manter a guerra nas outras zonas. Os ucranianos jogam em casa! Moscovo mandou as tropas do Báltico avançarem para a fronteira entre a Bielorrússia e a Ucrânia para cobrir as faltas para Kiev que, segundo entendidos militares, precisaria de todas as unidades russas em solo ucraniano para poder atacar. Kiev será uma chacina se a Rússia não conseguir atacar pelo ar. Kiev e outras cidades estão a ser um calvário, as tropas russas não entram nem consolidam. Odessa parece impossível de se atacar neste momento.

Nesta conjuntura, se o ocidente for rápido no fornecimento de material militar aos ucranianos e se Biden conseguir influenciar (ou até atrasar) Xi Jinping (a não fornecer munições e outro armamento à Rússia), a Guerra pode conhecer novos desenvolvimentos mais favoráveis à Ucrânia. Isso implicaria mais abate de equipamento aos russos e a entrada em déficit para cobrir as frentes de guerra. É com esta realidade que se viu Zelensky mais satisfeito por estes dias.

Não podemos esquecer que a batalha da informação está a ser ganha pelo ocidente e está a entrar na Rússia. Aqueles que ainda defendem Putin poderão teimar, contudo, os argumentos com factos vão balançar, sobretudo com a iniciativa do país mais jovem a formar opinião pública, com o encerramento de empresas, o default da Rússia e as faltas que já se notam nos supermercados, tudo dita que algo de muito errado se passa nesta "operação especial".

Putin vai tresloucar com força bruta?

Slava Ukraini

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 18 de Março de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira