O vulcão de São Jorge cumpre um novo ciclo?

 

B om dia CM. Os nomes das localidades podem nos dizer pouco, porque não vivemos a razão que lhes pôs o nome, mas o enxame sísmico de São Jorge situa-se próximo da "Queimada". Tenho lido tudo a este respeito para formular a minha opinião e é impressionante que ainda não obtive a que profundidade têm origem os sismos. No entanto, sabe-se que existem fissuras na crosta.


As últimas erupções efusivas registadas no vulcão de São Jorge ocorreram em 1580 e 1808, entre as duas datas medeiam 228 anos, ora de forma completamente empírica mas a sinalizar uma cadência, de 2022 para 1808 medeiam 214 anos.

A ocidente do vulcão de São Jorge, é um terreno predominantemente basáltico e contêm fluxos de lava jovem que foram alimentados por fissuras semelhantes aos da vizinha Ilha do Pico. Os fluxos de lava, revelados em três locais acima da costa centro-sul, são de 1580. Esses fluxos de lava atingiram o mar. Nas manifestações vulcânicas de 1808, houve uma série de explosões que produziram aberturas ao longo da crista centro-sul da ilha; um deles alimentou um fluxo de lava que também atingiu a costa sul. Neste ano houve erupções submarinas nas costas sul e SW.

Os sismos em São Jorge têm sido nas magnitudes entre 2,0 - 3,5 e muitos outros inferiores. O motivo da evacuação de parte da ilha deve-se aos sismos estarem claramente associados à intrusão magmática pela fissura/falha em alguma profundidade, sendo precursores do ressurgimento do vulcão. A hesitação inicial para o abandono das zonas deve-se ao facto dos técnicos precisarem de mais elementos, dados geofísicos, para elaborar certezas. Aguardam sobretudo por deformações fruto dos movimentos inferiores associados aos sismos e evolução do magma ou algum cheiro característico. Recorde-se que a 18 de fevereiro de 1964, no mar próximo da costa de São Jorge, um enxame sísmico foi sentido na ilha, foi notado cheiro a enxofre mas as evidências ficaram-se pela suspeição de uma erupção submarina, nada foi observado acima do nível do mar.

Temos conhecimento bem presente da evolução do vulcão de La Palma nas Canárias, este enxame de sismos localizados em São Jorge parecem cópia. A ilha, em forma de "charuto", tem 54 km de comprimento e apenas 6 km de largura, o vulcão pode tornar a ilha inacessível por terra entre duas partes. O vulcão de São Jorge situa-se numa propriedade do Geoparque Global da UNESCO.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 24 de Março de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira