Por dentro dos Bombeiros…


Tudo o que é necessário para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam

Edmund Burke. 

“É tudo certo; são coisas de que ninguém fala mas que todos sabem ser verdade. Ainda bem que há alguém que está a par de tudo e vai escarrapachando no CM”. É isto que disfarçadamente temos ouvido no meio dos bombeiros, na maioria das vezes em surdina, mas a chegar a um universo cada vez maior.

Mais: estão ansiosos para que saiam novas denúncias e até vão dando dicas sobre temas que gostariam de ver publicados! Agradecemos, aproveitamos algumas, mas não podemos satisfazer tudo. Desde logo porque não temos meios para tanto; mas também porque isso acabaria por denunciá-los.

Mas voltemos ao que interessa:

E então não é que os chefões da federação andam às voltas para tentar descobrir quem andará a “chibar” o que se passa no interior da organização e as manobras que vêm arquitetando? E que até já levaram o assunto ao secretário da tutela, com a classificação de “confidencial”, para o inteirar das manobras de “malvadez de uns quantos descontentes e frustrados que atacam pessoas de bem”. É preciso ter lata! Então esta das “pessoas de bem”, ao referirem-se a si próprios, provocou-me uma incontida reação hilária de que ainda não me consegui recompor totalmente.

Mas afinal, o que será que verdadeiramente incomoda esta gente?

O receio de que cá fora se possa ter conhecimento dos privilégios que foram sendo ardilosa e coniventemente “conquistados” por uma federação completamente subjugada ao interesse de alguns comandantes, e que persegue o inconfessado e sinistro objetivo de erradicar o voluntariado dos corpos de bombeiros? 

Que esta federação ficará para a história como a coveira do voluntariado nos bombeiros da Madeira? Gostaríamos muito de saber o que pensa a Liga dos Bombeiros Portugueses acerca deste assunto. O que já sabemos é que os Sindicatos dos Bombeiros Profissionais estão incrédulos, atónitos e aturdidos com as ultrapassagens que esta anedótica federação lhes está a fazer pela direita. É a paródia nacional das federações! Até o Curto, envergonhado, não teve outro remédio se não colar-se, dizendo mesmo que a RAM será um exemplo nacional! 

Incomoda-os que se saiba que os elementos de comando de corporações ditas voluntárias, (mesmo em concelhos com menos de 7000 habitantes!!!), são todos profissionais e ambicionam a equiparação remuneratória à dos homólogos dos corpos sapadores!!! E que alguns já estão próximo disso?

Que utilizam sem qualquer pudor viaturas das corporações, completamente descaraterizadas, para uso pessoal indiscriminado? 

Que auferem por um serviço de “oficial de ligação”(???) na sede do SRPC, na esmagadora maioria das vezes perfeitamente dispensável (conforme alguns reconhecem), em acumulação e frequentemente em sobreposição do seu horário e funções nos seus quarteis, no mínimo 600 euros por mês?

E que, como se não bastasse, esse rendimento extra beneficia de uma isenção fiscal em sede de IRS, decorrente da avocação ilegal, abusiva e grosseira de uma norma criada para os bombeiros voluntários que durante a vigência do POCIF, integram as equipas de combate a incêndios florestais. E que por essa razão convenceram o “fingido messias” a ir alargando progressivamente a vigência daquele plano, o qual pretendem que passe a vigorar permanentemente!!!!

Que as equipas do POCIF atribuídas (e totalmente suportadas) pelo Serviço de Proteção Civil às corporações para cumprimento exclusivo das missões de âmbito e natureza florestais são utilizadas pelos comandantes para os fins que entendem e sobretudo, para suprir carências de pessoal nos quartéis? E que até são mobilizadas para combate a incêndios urbanos, estando equipadas (EPI) para fogos florestais?  Não acreditam? Sigam os links abaixo e confirmem. Todos os bombeiros com casacos vermelhos integravam o POCIF! Isto ocorreu no Funchal a 28.09.2021, mas verifica-se em todas as corporações!

  • Incêndio numa casa devoluta no Funchal - Sociedade - RTP Madeira: link
  • Bombeiros combatem incêndio em edifício desabitado na Zona Velha: link

E ficamos por aqui, até porque sabemos que importantes alterações se irão operar em breve no SRPC, o que está a deixar os membros da federação num estado de nervosismo inenarrável, eles que até já nem têm coragem de aparecer na sede da Cancela, onde há bem pouco tempo tinham entrada franca, displicente e frequente no gabinete do presidente. 

Quem parece que se julga no direito de ser ouvido nas alterações que se avizinham é o mor Marthinius, em quem o seu núcleo duro aposta para ocupar um dos lugares na direção e assim manterem o estatuto que conquistaram com o beneplácito e conivência do Fingido Messias. Mais nos confidenciaram que já foi solicitado para um encontro com o Secretário da tutela, ao qual como habitualmente comparecerá irrepreensivelmente trajado na expetativa de uma solicitação, que para já deverá ser informal. Pois é! Com todas estas solicitações, finalmente conseguimos perceber porque razão durante alguns anos, no seu quartel, instalou um gabinete de solicitador! 

Folgamos também em saber que estas intervenções, têm resultado em mais reuniões federativas na perseguição do(s) anónimo(s). Ao menos, justificam com um assunto demasiado importante, quem terá tanto conhecimento? Meus senhores, acreditem que o que vocês têm feito nos últimos anos, tem sido tão descarado que qualquer pessoa, com dois dedos de testa, chega às conclusões que foram apresentadas nas últimas denúncias, até porque sois os primeiros a dar com a língua nos dentes, em forma de gabação (Pedimos desculpa, têm toda a razão, vocês não têm dois dedos de testa).

Para os que têm estado atentos às denúncias (factuais), sabemos que têm sentido falta, mas como não somos donos de todo o conhecimento sobre esta gentalha, passamos alguns dias a investigar um a um, toda esta mafia. Em algumas esferas próximas a estas personagens, conseguimos muita informação, com o intuito de desmascarar estes iluminados do bombeiral. E não é que, a informação é tanta que as denúncias poderão passar a ser bissemanais, ou mesmo trissemanais. Há temas para tudo. Roubo de terrenos, tentativas de estupro, nomeações de membros de família, tesoureiros que são comandantes e que se pagam a si próprios, sacos azuis para pagamentos de piquetes, comandantes com a mania de garotos a enviar fotografias menos próprias pelas redes sociais (faceboquiano), licenciaturas e hotéis de 5 estrelas pagos por associações humanitárias em lisboa, adultérios, licenciaturas dúbias, esposas que escrevem os discursos, e muito muito mais. Foi uma semana intensa.

Voltaremos em breve com estórias que serão uns tesourinhos deprimentes.

Até breve.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira