O hospital novo vai ter de tudo, espero que também gestão.



Gostaria de ver médicos e gestores hospitalares,
 e não políticos, a falar do Hospital Novo.

P ara quem sabe como está o serviço regional de saúde, de como ninguém se desenrasca na saúde pública e como na privada já vemos consultas com meses de espera nalgumas patologias, diria que aquela das start-ups no novo hospital do nosso Barreto da Economia, que domina tanto aquilo que até já dá dicas para a saúde, vai na senda da baixa da gasolina na semana das eleições. Lamentável e maioritariamente, as Start-Ups servem para os boys sabichões sacarem uns fundos, até porque agora, com a senhora imunizada de deputada vai dar para esquecer os esquemas por uns tempos. Salvo raras exceções que devem partir logo para fora se vingam, Start-ups é a versão B do Brava Valley com os mesmos vícios.

Vícios! Eu vejo um hospital novo cobiçado e cheio de gabinetes para boys e girls, muito expediente e poucos resultados. Esquemas para usar equipamentos novos e caros pela privada, naturalmente faturados por fora. Um hospital tão grande que a lavandaria vai continuar do lado de fora, um erro teimoso este de fazer um hospital depender dos humores de todos, até dos médicos para que acabem as consultas "externas".

Vamos ter boa fama para atrair médicos ou acham que só o edifício novo do hospital vende? Vai continuar a desordem nos quadros médicos públicos? Qual será a "âncora" da Universidade? Alguém desiste para vir a correr para um edifício novo?

Até agora ninguém falou em gestão hospitalar, o desastre dos velhos que será herança do novo com todos os "cancros" lá plantadinhos. E eles inquinam e de que maneira os ambientes. Mas porque se fala do novo quando se deve falar do velho com Listas de Espera e um Bloco Operatório que sofreu de novo com a falta de gestão? O novo é para esquecer o velho? A Saúde é para dar resposta todos os dias e o hospital novo é paleio que não cura. 

A Covid destruiu o pouco que estava em pé na Saúde Pública e, ou muito me engano, ou a demografia terá um novo "aliciante", a falta de diagnóstico atempado, sempre à espera da Covid e do hospital novo.

Um aparte, com a tradição que temos, de nenhum heliporto na Madeira ter vingado, aguardo por nova aventura nessa matéria, heliporto é como obras marítimas, mas temos dinheiro para isso.

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira