A revolta dos cães


A notícia da semana é que Miguel Albuquerque adotou um cão chamado Lucky (sortudo) e decidiu levá-lo para a Quinta Vigia. Quem não ficou contente com a adoção do Lucky foi a Sissi que agora vai ter de repartir a ração - paga por todos nós - com um rafeiro, literalmente um pata-rapada. Vendo-se preterida, a Sissi convocou uma manifestação de protesto pelo Facebook, que teve o apoio imediato da associação canina CDS- Cães Desesperados Sem-abrigo.

Pelas 17H43, compareceram em massa na Quinta Vigia mais de um milhar de cães visivelmente revoltados pela atitude do Presidente do Governo de fazer uma adoção ajuste direto sem concurso público.

Segundo o porta-voz da associação CDS, os cães compareceram em massa como forma de protesto pela Quinta Vigia estar a tornar-se um Jardim Zoológico onde já residem araras, ratos e outros animais rafeiros sem qualquer pedigree.

O mesmo porta-voz, acusou o Presidente de fazer adoções pela cor do cartão partidário em detrimento da qualidade técnica como é o caso dos BullDog, dos  American Pit Bull Terrier, dos Beagles e que até um Chihuahua tem melhor curriculum que o Lucky.

Os ânimos exaltaram-se quando o Lucky entrou na Quinta Vigia acompanhado pelo Presidente originando um tumulto de uivos, latidos e mordidelas sem qualquer controlo, pelo que a presidência teve de chamar a BIR para sanar a situação. Dado o cenário iminente de violência, a BIR viu-se obrigada a utilizar gás lacrimogéneo e bastonadas para repor a ordem pública.

Na confusão, foram vistos entre os manifestantes alguns notáveis da oposição a ladrar, na esperança de que o Presidente também se lembrasse deles e lhes desse um tacho com ração. 

Perante o cenário de revolta, o benevolente Presidente da Câmara Municipal do Funchal, acompanhado por 10 fotógrafos e 23 jornalistas, fez-se presente prometendo uma casota, um osso e um emprego de vigia nas obras aos cães que saíssem dali. Depois das centenas fotos, o jornalista do Diário foi a correr para a Redação para preparar a primeira página de amanhã.

Entretanto, soubemos que o PAN já apresentou protesto na Comunidade Europeia contra a discriminação dos animais na Madeira, prometendo outras formas de luta como a proibição da venda de Hot Dogs nas roulottes à saída das Vespas.

Já Rui Barreto confessou que não estava dentro do assunto, mas que concordava sempre com o Presidente do Governo.

Paulo Cafôfo, o futuro Secretário Estado dos Animais da Madeira, mostrou-se chocado com a violência da Polícia e foi solidário com as pretensões dos manifestantes, afirmando que tudo fará para que os animais madeirenses sejam tratados de igual para igual.

André Ventura, o CEO do CHEGA, reagiu violentamente a favor dos manifestantes afirmando que o Lucky nem sequer é caucasiano e avisou que, caso o Lucky não saia da Quinta Vigia, não fará qualquer coligação em 2023 com o PSD-Madeira para formar governo.