A distribuição da riqueza e dos subsídios


A pandemia da Covid-19 ensinou que, as sociedades mais niveladas na distribuição de riqueza, aguentaram melhor a crise económica e naquelas onde há grandes desigualdades, as convulsões foram quase imediatas porque vivem dia-a-dia. Muitas negações sobre ações na mitigação da crise sanitária era económica e não das decisões de combate à Covid-19.

O que se vê agora com o Plano de Recuperação e Resiliência na Madeira é de bradar aos céus, ele teoricamente existe para a Saúde, para a Economia e Alterações Climáticas, para famílias e empresas, os que realmente sofreram com a paragem. O Governo Regional achou por bem gerir e ficar com 100% da verba. Chamou a si o destino a pagar por bens e serviços porque assim, naturalmente, governará como já faz com o Orçamento Regional. É interessante esta gestão inclinada a todo o momento, quem consegue apoios (?) que são empréstimos e que só uns cheiram? Apoio mesmo são ajustes diretos a preços abusivos com margens para todos menos para o funcionário. Assim aconteceu sob o lema de "aguenta o posto de trabalho". Quando é a fundo perdido, o governo fica com tudo e continuamos só com apoios que são empréstimos... se fores muito amigo... porque nunca se vê nomes, só valores.

É nojento que o PSD-M e seu GR, com Pedro Calado na altura vice-presidente, tenha decidido assim para agora com toda a lata, porque erraram, virem hoje na Assembleia Legislativa Regional atirar mais culpas para Lisboa, as culpas de não haver na Madeira um programa, como há nos Açores, para as empresas acederem com projetos à Bazuca.

Também hoje houve um sururu na ALR sobre a Lei do Salário Mínimo, na parte que tem por objetivo os apoios de compensação no aumento do salário mínimo, onde se lê que ele é aplicável "a todo o território continental". Claro que com isto o PSD-M volta à carga com separatismos, mas nunca esclarece que a Madeira tem Governo próprio, que faz opções como as que fez no Plano de Recuperação e Resiliência e que perante a gula disfarçam atirando contra Lisboa. Por este andar, ainda vão colocar a Autonomia em causa. Citando Duarte Caldeira Ferreira hoje:

Não nos devemos esquecer que quase 50% das receitas regionais são para pagar a dívida e os seus juros e isso torna-o incapaz de arranjar soluções governativas. Cada um só pode dar o que tem dentro da cabeça. (link)

Já agora, aproveito que o CM é independente para dizer que há mais economia fora da "caixinha", confira as outras atividades do fim de semana dos outros espaços que não são Daquele Hotel Signature.

A Madeira é só para alguns. E que fique claro, quem definiu a Bazuca na Madeira foi Pedro Calado, quem a isola é o PSD-M e a Autonomia está de rastos com as dívidas criadas, por isso a culpa é sempre de Lisboa. Já farta!!! Só não há capacidade para a Região entender isto se os mais cientes engrossam a emigração.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira