Quem não fiscalizou ainda se sai bem.


Branqueamento em direto?

C umprimentos a todos. Hoje o Diário traz uma notícia (com chamada de capa) a informar sobre a retirada do amianto de São Vicente. Com todos os pormenores logísticos, somos informados pelo diretor regional do ambiente do que se passa, o senhor ganhou até um destaque pelo ato heróico. É como um branqueamento final com distinção.

A peça diz algumas coisas mas não o mais importante. Sendo uma empresa regional do Regime das Obras, dizem que não se livra de um processo de contra-ordenação. E por aí se fica. Tenho 3 perguntas:

  • E o crime ambiental não recebe queixa para a empresa se sentar em tribunal e indemnizar a população e a autarquia?
  • O que se sabe sobre o que percolou para os lençóis freáticos? Análises? Que método tão simplista que se resume a logística de retirada. Não somos todos vilhões e tontos?
  • Quem paga a conta da remoção? O diretor regional pareceu o timoneiro... não me admirava.
  • A contra-ordenação é para diluir num pagamento à empresa? Como muitos que há por aí, como aquele subsídio para auxiliar ao fingimento do proprietário do jornal em pagar a exploração do Porto do Caniçal.
Estamos cansados de truques, todos sobre o erário público e mesmo com um crime, o esquema ilude o madeirense para disfarçar as proporções que deveria ter tomado. Quem NÃO FISCALIZOU e é dono das obras que "produziram" o amianto ainda é uma "figura"... ausente de autoridade e desempenho em altura própria. Deveria estar demitido há muito por incumprimento dos seus deveres em larga escala, basta ver a quantidade de amianto, mas tudo na Madeira acaba abafado. Quanto ao Presidente da Câmara de São Vicente, onde anda ele a defender uma indemnização ao seu concelho, não pode porque a empresa é do regime e ele também tem o "rabo preso"? Com essas Ginjas sai tudo errado.

Para me compreenderem melhor, sugiro que leiam esta publicação: "O amianto de São Vicente" de 1 de Julho de 2021 (link)

Obrigado. Tenham bons dias, caros cancros.

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira