O valor da Alternância

 

Bom dia amigos do CM.

V ou fazer uma leitura sobre alternância na Madeira, espero que aceitem e peço ao CM, se posso pedir, que se aparecerem Renovadinhos com perfis falsos a insultar que os apaguem, sou democrata mas não para essa gentinha da ditadura, da perseguição e de as oportunidades que só ofendem. Caso contrário não volto a escrever. Se vocês querem ser diferentes não podem permitir que o PSD venha conspurcar o espaço. Só vencem quando conspurcam.

Falemos da alternância. Quando surgiu Paulo Cafôfo, limpo e sem erros, sem resultados da máquina de rebaixar e mal dizer do PSD, foi visto como uma esperança pela primeira vez na nossa Autonomia. As pessoas votaram nele ao ponto de ganhar pelo Funchal porque viram uma oportunidade credível e estavam saturadas do PSD, dos seus vícios e a exclusão de muitos madeirenses. Isto significa que, apesar dos madeirenses serem, em boa parte, uns vendidos com superlativos do PSD e que se armam em virgens (porque cedem aos seus caprichos eleitorais), existe uma outra boa parte dos eleitores capazes de disputar. Até mesmo com Miguel Silva Gouveia, nas recentes Autárquicas, os resultados não foram maus mas sim insuficientes. O problema é que o PSD meteu um tubarão e, mais do que o seu valor eleitoral para ganhar, estiveram ao seu lado os lóbis das obras com todo o dinheiro para comprar tudo e todos, de modo a legitimar um candidato que os faça sonhar com, segundo eles, 18 anos de poder sempre de pipeline no dinheiro regional. Nas Autárquicas, o PSD lutou como se fossem Regionais, os jornalistas foram uns ensebados assalariados pelo patrão do Pedro Calado a escrever, instruir, a encaminhar por sondagens e a falsear a dimensão da vitória como sendo algo de avassalador. É preciso construir a imagem do "grandioso" salvador. Não foi, fizeram-no para desmoralizar e rebentar o PS por dentro. E conseguiram. Porque o PS carece de vitórias que o una mas continua a ter gente a fazer o jogo do PSD.

A questão dos lóbis a rodar o Paulo Cafôfo, nomeadamente Luís Miguel Sousa, encerra dois pormenores. Eu discordo que o mesmo eleitorado o castigue (não o fazendo ganhar nas Regionais) por ter o Luís Miguel Sousa a rondar, acabe por valorizar o Pedro Calado com a Pedra e a Pocinho na sua equipa de vereação. É desonestidade intelectual ou deixaram-se iludir por propaganda. Mas também discordo que Paulo Cafôfo se deixasse com semelhante egoísta que acha que compra tudo e todos na Madeira (ele pensa assim) e que não tem problema em dar cabo do poder de compra dos madeirenses e manter os porto-santenses em cativeiro a partir de hoje. Desculpem falar claro, é uma besta igual a Pedro Calado.

A alternância depende de uma cara nova (não gasta, com créditos, boa pessoa e que faça fé) em que se acredite na capacidade para governar, estar independente de lóbis e que venha para fazer diferente, tem que estar "rodado" e realmente junto dos madeirenses, todos eles. Quando o PS, no seu Grupo Parlamentar, com o dinheiro que tem disponível pelos votos que recebeu e deputados que conquistou, faz exatamente igual ao PSD no Governo, dar guarida a gente que não traz votos e não tem emprego e vive da política, fica frágil e não gera espaço para o virtuosismo e adesão de gente idónea. O problema é que não tem depois poder executivo para comprar toda gente instrumentalizando as instituições.

Ora, a alternância depende da idoneidade do candidato e mostrar que vai fazer diferente do que se fez em 40 anos, quando todos sabemos que o sistema resiste porque não há alternativa na oposição e faz-se por minar e comprar toda ela. O PSD ganha com dinheiro sujo, com mentira, com aldrabice intelectual e propaganda sem cunho de verdade, conspurcando os outros e atirando os focos para cima deles, dividindo os madeirenses, criando preconceitos e falsos inimigos, promovendo injustiças, medo e perseguições, instrumentalizando instituições, comprando oposicionistas, mas sobretudo pelo voto agradecido de benesses e tachos. Deixem uma linha para os malditos jornalistas que todos os dias fazem a cama.

Na oposição existem vendidos que não querem nada mais do que o seu tachinho sem responsabilidade e, o Pedro Calado, que está a preparar mais 18 anos de cleptocracia, está a posicionar na oposição gente sem crédito que serão seus opositores e a comprar com tachos outros socialistas, estes sim sonsos, que não dão voto ao seu partido. Urge limpar. O orçamento da câmara, o maior de sempre, é o saco azul que permite Pedro Calado se movimentar por enquanto, da mesma maneira que usou a vice-presidência.

O resultado final será um desastre social e financeiro. Tenho a certeza absoluta, pela conjuntura montada e porque a ignição está feita. O limiar para o possível retorno estava na eleição autárquica. A eleição da nova Comissão Política do PSD e do Secretariado ocorrerá a 11 de fevereiro deste ano. As eleições Regionais entre Setembro e Outubro de 2023, significa que no Congresso do PSD se verá muito da estratégia e dos vencedores e vencidos. Se o PS não se restabelece, rezem para que o mal menor seja o posicionamento de Albuquerque como candidato em 2023, porque se for Pedro Calado é o fim da Madeira. Podem guardar o meu texto. Este não é um tempo morto mas de posicionamentos e o PS continua pateta alegre.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 6 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira